Nova tendência do franchising: com a migração de franquias para cidades interioranas, resultados podem ser ainda melhores, conheça e invista.
Só em 2012 o setor de franquias faturou 103 bilhões de reais, crescendo mais de 16%. Quando comparado ao período anterior, o resultado supera o desempenho do PIB. Dados como este apontam que o mercado brasileiro para abertura de franquias continua favorável, embora isto não seja uma grande novidade o que ainda assim pode surpreender a muitos é o crescimento do mercado através da abertura de franquias em cidades com menos habitantes.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), dentre as regiões com maior participação no setor de franquias o Sudeste ocupa o primeiro lugar com 58%, seguido pela região Sul com 15,3%, em seguida vem o Norte com 14,4%, em quarto lugar está a região Centro-Oeste com 8% e em último lugar vem a região Nordeste com 4,3%.
Com a grande concorrência nas capitais, as cidades do interior passaram a ser uma opção vislumbrada também por franqueadores. Empresas como Giraffas, a rede de bijuterias Morana, Bob’s e Ortodontic Center, são alguns dos inúmeros exemplos de modelos de negócios que já investem em moldes mais enxutos para cidades com médias entre 120 mil e 400 mil habitantes.
Acompanhando esta tendência, o Subway apresenta um modelo inspirador voltado para cidades do interior, para o clima e as oportunidades do inverno. Com uma loja sazonal instalada no Shopping Estação do Inverno, a rede aposta neste modelo de negócio como uma excelente oportunidade de fidelização e interação da marca com seus clientes, numa área altamente valorizada.
Muitas empresas estão investindo em modelos de negócios similares também em regiões com números de habitantes entre 20mil e 50 mil. Embora os números pareçam pequenos, de acordo com dados do IBGE, estas pequenas regiões compostas por mais de 1000 municípios correspondem a 10,6% do mercado consumidor, o equivalente a cerca de 32 milhões de pessoas, um grande e promissor alvo para empreendedores interessados em franquias.
Se diante destes dados você está começando a se interessar em abrir uma franquia numa cidade do interior, confira na pesquisa apresentada pelo instituto Rizzo Franchise, empresa de consultoria e pesquisas sobre o mercado de franquias. Na pesquisa divulgada por eles são apresentadas as 200 melhores cidades para abertura de franquias, oportunidades e setores com maior probabilidade de sucesso por todo o Brasil.
Só no estado de São Paulo já são 13 cidades do interior presentes no ranking das 50 melhores locais para o mercado de franquias no Brasil. Dentre elas estão: Campinas, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Osasco, Santos, Sorocaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes e Piracicaba.
Confira a lista completa de empresas, mercados promissores e oportunidades em: http://pt.scribd.com/doc/221226280/200-Melhores-Mercados-Para-Franquias-No-Brasil
Escolha sua melhor oportunidade e sucesso!