Aos 58 anos, Martha Evely Theófilo encontrou no mercado de franquias uma nova forma de viver a música e empreender com propósito. Durante anos, atuou na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, onde também colocava seus talentos musicais em prática. Como musicista — toca violão e clarinete — integrou a banda e o coral da corporação.
Em 2022, com a aposentadoria se aproximando, Martha começou a buscar um modelo de negócio acessível e com propósito. Foi quando conheceu a Torky, primeira microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel, e vislumbrou uma possibilidade de manter seu amor pelos instrumentos mesmo após a aposentadoria. “Sempre tive interesse por franquias e, quando li sobre a rede, soube que era o que eu estava procurando. O investimento era viável, e a franquia, alinhada com a minha trajetória”, conta.
Antes disso, já havia experimentado o empreendedorismo. Entre 2012 e 2016, fez um curso de patchwork e chegou a vender peças artesanais em feiras. Porém, com outro emprego em tempo integral, a rotina se tornou difícil de conciliar, e o projeto acabou sendo deixado de lado. Mas o desejo de empreender permaneceu.
Empreendedora desde o primeiro dia
Determinada, ela se aposentou em janeiro de 2023 e logo entrou em contato com a equipe da Torky. “Já tinha lido todo o estatuto e, na visita, confirmei que era isso que eu queria. O Paulo – um dos sócios da franquia – comentou sobre o treinamento e eu perguntei: ‘Quando começo?’”, lembra com entusiasmo.
Martha iniciou sua operação no modelo home-based, adaptando um quarto da sua casa para montar a oficina com todo o material fornecido pela rede. Logo começou a divulgar seus serviços e captar os primeiros clientes. “No começo foi um desafio, mas com anúncios bem direcionados, os pedidos começaram a chegar.”
Crescimento e novos passos
Com o crescimento da demanda, Martha decidiu investir em um novo espaço e, após um ano de operação, mudou sua oficina para um endereço fora de casa. “Já estamos há seis meses nesse novo local. Atendo com horário marcado, e quando o cliente não pode vir, eu vou até ele. Essa flexibilidade é um diferencial que os clientes valorizam muito.”
A trajetória de Martha representa o espírito da Torky: unir paixão pela música com um modelo de negócio acessível e de fácil operação. Hoje, ela é uma das cinco franqueadas em atividade e segue entusiasmada com o crescimento da rede.