Empreendedores que possuem duas ou mais operações de franquias de uma ou mais redes são chamados de multifranqueados. Esse tipo de empreendedor está cada vez mais frequente no Brasil, visto que uma das vantagens é o processo de aprendizagem sobre o negócio, que se torna mais ágil, facilitando a gestão, o alcance do ponto de equilíbrio e a abertura de novas unidades. Um ciclo positivo para franqueado e franqueador.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em 2019, o volume de redes com multifranqueados atingiu 82%, contra 74,5% em 2018.
Do ponto de vista de quem quer comprar franquias, a perspectiva de abrir outras unidades e se tornar um multifranqueado é atraente, já que o modelo é visto como uma maneira de ganhar escala e aumentar a rentabilidade. Às vezes, o lucro de uma única loja e a divisão dos ganhos entre os sócios não são suficientes para manter o padrão de vida que o franqueado deseja. No ramo de serviços, por exemplo, há um limite de faturamento possível e, com várias lojas, é possível alcançar maior lucratividade.
O casal Gilsa dos Santos e André Ikenaga, franqueados há quatro anos da rede Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos do Brasil, decidiram trilhar o caminho dos multifranqueados. Hoje, eles têm três unidades abertas e em breve irão inaugurar a quarta em um dos principais clubes esportivos de São Paulo. “Desde o dia em que eu entrei para o Buddha Spa, não me vi mais trabalhando para outra marca. Confio em tudo que a franqueadora faz. Os valores da rede vão em direção ao que acredito e quero replicar para a minha vida e de todos aqueles que estão ao meu redor”, diz Gilsa.
Para o CEO da marca, Gustavo Albanesi, é gratificante ter o reconhecimento do trabalho realizado por seus franqueados. Além disso, o executivo ainda ressalta que “uma estratégia conglomerativa é sempre interessante, pois desta forma se diluem os custos, os riscos das sazonalidades e o aumento das frentes de venda”.
Mesmo em um ano tão atípico como 2020, o Buddha Spa manteve seu ritmo de expansão. Atualmente, a rede tem 41 unidades em operação e, até o fim do ano, com novas inaugurações, pretendem chegar a 50 unidades abertas.
Para se tornar um franqueado da marca é preciso fazer um investimento inicial (nesse investimento precisa ter somado: capital de giro, custo de instalação e taxa de franquia) entre R$250 e R$450 mil. O faturamento médio mensal de uma unidade é de R$60 a R$200 mil, dependendo do seu tamanho. Já o lucro médio mensal é de 15% a 30%, com o prazo de retorno do investimento de 24 a 36 meses.