Tomar a decisão de investir no negócio próprio é um momento que requer muitas escolhas. Se o empreendimento definido estiver estabelecido no mercado de franquias é comum o empresário avaliar a instalação da operação, sendo ela em uma loja de rua ou em shopping. Tanto um quanto outro reservam algumas vantagens e desvantagens que deverão ser analisadas de acordo com o público-alvo e as prioridades do empreendedor.
Os shoppings, normalmente, são uma das primeiras escolhas, pelo fato de ser um ambiente com alto fluxo de pessoas, com uma localização conhecida da população e ser um local pensado para estimular as compras e consumo.
O Brasil conta com 639 shoppings centers, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Além disso, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano passado, a porcentagem de franquias instaladas nesses centros de compras era de 55%.
Segundo o CEO da Crepefy – rede de franquias especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, investir em locais como esse acaba sendo uma grande vantagem para o empreendedor. “Existem duas possibilidades ao franqueado, sendo o formato loja e o quiosque, dando a ele vários valores de investimento inicial, tornando mais fácil o momento de decidir pela modalidade que se encaixe no seu perfil.”
Vantagens de investir em shopping
A principal vantagem de investir no setor de alimentação em um shopping é a grande visibilidade, pois é um local com alto fluxo de consumidores, gerando uma maior oportunidade de vendas.
“Diferentemente de uma loja de rua em que o consumidor escolhe ir até ela previamente, no shopping pode haver uma mudança de opinião ao avistar uma comida ou loja diferente. Além disso, nos centros de compras não vão só os consumidores comuns, também temos os funcionários, que precisam realizar suas refeições no local”, detalha André.
Operação enxuta
Os shoppings também oferecem a possibilidade de investir em operações mais enxutas, ou seja, o modelo quiosque. Essa opção requer um espaço reduzido, consequentemente, o valor de aluguel também será menor e os custos operacionais não serão os mesmos de uma loja comum.
“O modelo quiosque da Crepefy necessita de um espaço mínimo a partir de 6m², com a necessidade de contratar entre dois e quatro colaboradores. Isso torna uma unidade fácil de operar, pois é um espaço pequeno e sem a necessidade de envolver muitos funcionários”, salienta Augusto.
Investimento e faturamento
O investimento inicial para uma unidade quiosque em shopping também é baixa, se encaixando nos valores de uma microfranquia. Outro fator que desperta a atenção do empreendedor é o alto faturamento mensal que uma operação como essa poderá proporcionar.
“O investimento inicial do quiosque da Crepefy é de R$ 80 mil a R$ 110 mil, incluso a taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O faturamento bruto mensal é de R$ 35 mil, com lucro líquido de 18% a 25% e o prazo de retorno do investimento de 9 a 18 meses”, finaliza André.