As idas ao supermercado mudaram drasticamente, desde que a COVID-19 foi decretado como pandemia aqui no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Dotz, programa de fidelidade, com mais de 2,3 milhões de consumidores em compras realizadas nas 16 redes de supermercados parceiros, entre os dias 15 de março e 18 de abril, o brasileiro foi menos ao supermercado. Houve uma queda de 18% no número de clientes em lojas em comparação a 9 de fevereiro a 14 de março, por exemplo. Além disso, com essa diminuição que foi crescendo gradativamente, o consumidor passou a gastar mais a cada compra, aproximadamente 35% a mais, passando do tíquete médio de R$100 para R$135.
Desse modo, os modelos de mercados em condomínios passaram a ganhar espaço, se torando a forma mais segura e cômoda dos moradores realizarem suas compras, evitando as aglomerações nos supermercados e outros estabelecimentos, com mais conveniência.
Uma empresa que tem contribuindo e muito para essa mudança e fazendo com que as pessoas fiquem em casa, é o market4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil. A startup curitibana criou mercados autônomos dentro de condomínios de diversas cidades do país, com os principais itens presentes nas grandes redes.
Seu modelo de negócio baseia-se em instalar dentro dos condomínios um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, a base da confiança, para que os condôminos possam realizar suas compras. Para isso, é necessário baixar o aplicativo da empresa, se cadastrar e efetivar o pagamento dos produtos que adquiriu, tudo isso de forma online e sem precisar ter contato com nenhum tipo de máquina.
Em menos de um ano de operação, a startup registrou um crescimento de 1.000%, mais de 200 licenciados ativos, atuação em mais de 20 estados brasileiros e mil minimercados instalados, conquistas essas que contribuíram com o faturamento de R$ 10 milhões em 2020. Para 2021, a expectativa é inaugurar outras 10 mil unidades em todo território nacional e se tornar um unicórnio brasileiro.