Mercado de farmácias espera que 2014 seja de grandes vendas

O mercado de produtos farmacêuticos fechou 2013 com números favoráveis. De acordo com pesquisa da IMS Health foram vendidas 2,9 bilhões de unidades de medicamentos no ano passado. Se comparar com 2012 o avanço foi de 17%, e movimentou um valor de R$ 58 bilhões. O segmento de genéricos apresentou a maior taxa de mercado. Foram vendidas 788,6 milhões de unidades, alta de 16% o que gerou uma receita de R$ 13,7 bilhões. A expectativa é que neste ano os valores sigam crescendo. Em relação as franquias, estudo realizado pela mesma empresa apontou que o setor de farmácias franchising movimentou em 2011 R$ 38 bilhões em comercializações, sendo que a perspectiva é que o setor atinja R$ 87 bilhões em 2017. Há 30 ano no setor, a Drogabel aposta que 2014 será de boas vendas. 

A rede tem atualmente 66 lojas e a intenção é abrir mais 12 neste ano, informou José Lovatto, diretor da Drogabel Drogarias. A empresa que nasceu em Porto Alegre, em 1984, passou a ser franqueada em 2001 e hoje está presente em 40 municípios do Rio Grande do Sul e São Paulo.  No ano passado a rede de farmácias teve o faturamento de cerca de R$ 56 milhões. “A previsão para esse ano é atingir R$ 65 milhões”, explicou Lovatto.  

Durante a existência da empresa alguns problemas foram enfrentados. O diretor contou que esses desafios apareceram em “vários momentos, que vão de planos econômicos a guerra com concorrência.

Foco, ação e determinação. Definimos sempre onde queríamos chegar e como faríamos”. 

O boca a boca ainda é um bom meio de divulgação da marca.

José salientou que em muitos momentos a concorrência apareceu como um problema a ser enfrentado pela Drogabel. O diretor disse que para superar estes momentos é importante que a companhia busque diferenciais para oferecer aos clientes. No caso da rede de drogarias um destes diferenciais é o Programa de Fidelidade Drogabel (carro chefe da marca de franquias). “Damos descontos em medicamentos e prêmios na troca de pontos. Também mantemos convênio com todos os Programas de Medicamentos da Indústria (PBMs) que repassam descontos diferenciados ao cliente – paciente – médico. Além disso, para produtos que não estão nos PBMs, repassamos descontos por meio do nosso Superguia de Descontos Drogabel. Mantemos sempre muitas campanhas com Genéricos e Farmácia Popular. Além do foco no atendimento e lojas modernas e práticas aos clientes e franqueados. Com vantagens dadas diretamente ao cliente (boca a boca) e mídia institucional”, concluiu Lovatto. 

Para investir em uma franquia farmacêutica na maioria das vezes não é necessário que o empreendedor seja formado em farmácia, pois em geral os franqueadores oferecem apoio na hora da escolha do profissional do setor. No caso da Drogabel, o franqueado recebe treinamento, apoio logístico e assessoramento durante o desenvolvimento do negócio e a sua existência. Para investir em uma franquia da marca citada nesta reportagem é necessário investir entre R$ 140.000 a R$ 300.000, para lojas novas. Já para a conversão (drogaria já existe e transforma-se em Drogabel) o investimento fica entre R$ 25.000 a R$ 70.000.

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