A ReUs, marca de brechó do Grupo EcoPower, se oficializou como uma rede de franquias durante a Festa do Peão de Barretos, visando o crescimento e reconhecimento da moda circular no Brasil. O cantor Zezé di Camargo é apoiador da marca e fará parte da campanha de lançamento.
A primeira loja física do brechó que foi inaugurada em Barretos, no dia 22 de junho, é uma loja lab ou loja conceito, ou seja, projeto-piloto em que a rede de franquias desenvolve o lançamento de novos produtos, inovações, treinamento de equipe, para replicar nas outras unidades no futuro.
As primeiras franquias físicas serão inauguradas nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O Barretão oficializa também a chegada da marca no e-commerce por meio do site oficial, expandindo sua área de atuação e disponibilidade para compras e envio para todo o Brasil.
Para ser franqueado da ReUs, a taxa de franquia é no valor de R$70mil, com faturamento médio de R$150mil a R$200mil, 6% de royalties e lucro projetado de 10% a 15%. O tempo estimado de payback é de 18 a 24 meses. A ReUs ainda disponibilizará suporte completo para o franqueado, apoio na implantação da unidade e treinamento, além de consultoria para acompanhamento de desempenho, comercial e visual merchandising.
Moda Circular
A moda circular, também conhecida como brechó, se apresenta como um modelo inovador e promissor para o futuro da indústria da moda, buscando reduzir os impactos ambientais e sociais do setor. Logo, o modelo atua na contramão da moda tradicional, que incentiva o fast fashion e o consumo exacerbado de roupas e acessórios.
“Na moda circular buscamos trabalhar com a reutilização de peças que não estão sendo mais usadas pelo seu antigo dono, mas que ainda farão parte da história de outras pessoas. Estamos comprometidos com a responsabilidade socioambiental, pois contribuímos com a redução das emissões de poluentes ao meio ambiente e ainda damos a oportunidade para que outras pessoas possam ter peças exclusivas e de qualidade, pagando um preço mais justo e acessível”, comenta Náchila Oliveira, sócia-fundadora do Grupo EcoPower.
Dados da thredUP, em parceria com a GlobalData, revelam que o mercado de roupas de segunda mão já cresce mais do que o do varejo em geral. A previsão é que o setor atinja US$64 bilhões (equivalente a R$317 bilhões) de faturamento em cinco anos e que, até 2029, ultrapasse o de fast fashion. As vendas de e-commerce em nível global devem chegar aos US$58,74 trilhões em 2028.
No Brasil, a expectativa é de um crescimento da ordem de 15% ao ano até 2030, quando pode ultrapassar o valor de mercado das marcas de fast fashion, aponta o estudo da BCG Economics. Além disso, um estudo sobre Moda Sustentável do Boston Consulting Group (BSG) em parceria com a Enjoei, mostra que quem costuma comprar de segunda mão tem 12% do guarda-roupa ocupado por peças que já tiveram outro dono. E o mais promissor é que há intenção de aumentar esse percentual, alcançando 20% já em 2025, o que representa um mercado potencial de R$24 bilhões.
Outras pesquisas apontam que o comprador de fast fashion usa a roupa entre cinco e sete vezes. Em alguns casos, looks completos são adquiridos para serem vestidos em um evento específico, como em festivais de música.
O Grupo EcoPower já atua com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente por meio de soluções para energia solar residencial, comercial e rural, além de mobilidade elétrica. A ampliação de atuação da marca reflete o compromisso e missão de inovar no setor, trazendo alternativas cada vez mais acessíveis à população.
Ações inéditas da ReUs
A marca ficou conhecida por inovar em ações promocionais, principalmente no mundo dos rodeios, em que é grande apoiadora dos eventos. Neste ano, a ReUs é patrocinadora da Festa do Peão de Barretos, junto à EcoPower Energia Solar.
Na prévia do evento, entre os dias 10 e 14 de agosto, uma iniciativa poucas vezes vista no Brasil e no mundo em proporção, foi realizada uma ação que vestiu a estátua do peão Jeromão, de quase 30 metros de altura e 40 toneladas com uma camisa gigante com 8,5m de comprimento e 12m de largura, nas cores da ReUs, com o lema ‘Barretos veste ReUs’.
Pensando na sustentabilidade e seguindo a linha da moda circular, o tecido utilizado na ação será posteriormente doado para uma instituição social de inclusão por meio do esporte, para serem produzidos uniformes e coletes, com objetivo de retornar o material para que seja reutilizado, evitando o descarte.
Além desta, a ReUs também ficou marcada por promover um desfile de moda nunca visto antes, dentro de uma arena de rodeio, durante o Rio Preto Country Bulls, em julho, quando uma ação ‘flash mob’ com personagens foi realizada.