Investir em monoproduto dá certo? Fundadores da rede Le Petit Macarons afirmam que sim e contam como atingiram o sucesso

Rede criada por casal em Bento Gonçalves (RS) comprova como a especialização em um único produto pode se tornar um grande negócio

Helen Caroline Fotografia

Abrir um negócio focado em um único produto pode ser uma estratégia altamente eficaz para novos empreendedores, ao permitir especialização, consistência e a construção de autoridade em um mercado cada vez mais exigente. Com a valorização de nichos específicos, especialmente no setor de alimentação, esse modelo de negócio ganha força ao se alinhar às novas demandas dos consumidores.

Pioneira no Brasil, a Le Petit Macarons, rede de franquias dedicada exclusivamente ao tradicional doce francês, oferece atualmente 33 sabores, que vão de clássicos a releituras adaptadas ao paladar nacional, como Vanille Citron e Creme Brûlée. Para Roger Coelho, sócio-fundador e diretor de novos negócios, a busca constante pela excelência foi determinante para o sucesso da marca. “Identificamos uma oportunidade com os macarons, um produto que ainda era pouco conhecido no Brasil, mas sabíamos que ele não poderia ser apenas uma tendência passageira. Por isso, testamos sabores, aprimoramos a apresentação e ajustamos a receita para conquistar o gosto brasileiro”, explica o executivo.

A inovação contínua também é um dos pilares da operação. Valquiria de Marco, sócia-fundadora e diretora de produção, destaca que a renovação do portfólio é essencial para manter a marca relevante. “Mantemos um ritmo constante de inovação, com lançamentos frequentes de novos sabores e aprimoramento dos nossos produtos. Todos os anos desenvolvemos sabores sazonais para datas comemorativas, e aqueles que se destacam passam a integrar o cardápio fixo. Dessa forma, conseguimos surpreender e fidelizar nossos clientes”, afirma a chef.

Com 14 anos de trajetória, a Le Petit Macarons segue em expansão. Em 2025, a marca registrou um crescimento de 13,08% em relação ao ano anterior, com vendas médias de cerca de 7000 macarons mensais por loja. Para 2026, a expectativa é manter o ritmo positivo, com uma meta de crescimento de 7,88% sobre os resultados de 2025.