É por causa do dinamismo e flexibilidade, que a busca por cursos profissionalizantes cresce cada vez mais. Em sua grande maioria, os interessados estão em busca de uma rápida colocação no mercado ou abrir o próprio negócio, além disso, o menor investimento e o tempo de duração ser diferente de uma graduação também é um ótimo atrativo.
Só no primeiro semestre desse ano, o Instituto Gourmet Brasil, rede líder em ensino profissionalizante em gastronomia, teve um crescimento de 33% nas matriculas das mais de 140 unidades em funcionamento espalhadas pelo Brasil. Com isso, a marca passou a estudar o mercado e adicionar novos produtos para suprir as necessidades do público-alvo.
O curso Faça e Venda surgiu como uma aposta da marca no final do mês de julho deste ano. Idealizado para quem deseja empreender no ramo gastronômico, as aulas propostas abordam receitas vendáveis para geração de renda imediata. “Nosso time de franqueados já estavam percebendo uma necessidade de um curso de menor duração e mais objetivo, que pudesse ser a porta de entrada de um novo aluno para a unidade. A recepção tanto da rede franqueada quanto dos alunos foi surpreendente”, comenta Fhellipe Rodrigues, Gerente de Produto da marca.
Hoje o Faça e Venda representa 20% do marketshare da rede ao ser comparado aos outros cursos e o carro chefe das aulas é a confeitaria. “Podemos perceber que esse curso se tornou uma forma para que o aluno dê o primeiro passo na formação em gastronomia, com as receitas rápidas, ele consegue colocar em prática o que é falado em sala e assim obter uma fonte de renda”, pontua.
Para Fhellipe, a gastronomia vem crescendo e mostrando seu potencial ao longo dos anos, principalmente durante a pandemia. “O Brasil possui uma diversidade gastronômica enorme e abordamos isso em nossos cursos. O Faça e Venda possibilita aos alunos empreenderem, desde a primeira aula, com produções que estão em alta no mercado, como Bentô Cake e a Banoffee Pie”, conta.
A aluna Maira, de Cachoeiro do Itapemirim, conta que ganhou o curso de aniversário do marido e já nas primeiras semanas conseguiu faturar R$ 600 reais. “Eu sempre quis fazer um curso na rede, quando meu marido me presenteou com uma matrícula, nos apresentaram o Faça e Venda, que estava de acordo com as minhas condições e eu teria um retorno imediato. Eu amo o curso, já sai de uma aula produzindo e consegui faturar R$ 600 reais logo de início”, conta.
De acordo com Fhellipe, a receita mensal pode variar de R$ 4 mil a R$ 8 mil reais, ao seguir certinho o passo a passo das aulas. “Isso pode variar de acordo com a demanda do produto, região, investimento de energia em vendas, inovação e mobilização nas redes sociais. Ao ter um faturamento como esse, nós sempre indicamos que o aluno continue investindo em sua formação, matérias primas e materiais de uso”, finaliza.
As matriculas podem ser efetuadas nas unidades da marca e a mensalidade custará em média R$ 299,00 no cartão de crédito. Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Hoje são mais de 140 unidades em funcionamento e mais de 100 mil alunos já passaram pela rede, a marca possui em sua grade diversos cursos, entre eles estão: Confeiteiro Profissional, Gourmetzinhos, Cozinheiro Profissional, Chef Mix, Cake Designer, Doceiro Profissional, Padeiro Profissional e Cozinheiro Funcional&Fit. Para o futuro, os planos são de lançar novos curso e módulos para atender as tendências do mercado.