Inovação e mix de produtos no food service: Como trazer novidades em negócios nichados?

Com faturamento de R$ 46,9 milhões no franchising, negócios em alimentação equilibram identidade entre cardápio segmentado e mix de produtos

Um dos ramos mais promissores de negócio é o food service, que segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi responsável no franchising em 2023 pelo segundo maior faturamento do setor: R$ 46,9 milhões, apresentando crescimento de 17,9% em relação ao ano anterior. Apesar de atrativo, o mercado é recheado de desafios e imprevistos. Portanto, diferenciar-se da massa e pensar fora da caixa são recursos que abrem portas valiosas. Na alimentação, optar por um nicho principal é importante para manter a essência, mas o empresário precisa dosar a exclusividade de modo a não se restringir e perder a visão de demais produtos.

O Spicy Tuna, rede de restaurantes fast casual tipicamente havaino, tem como carro-chefe os pokes, prato típico da culinária havaiana, composto por peixe cru, marinada autoral, arroz, folhas, algas e ovas de peixe. Dentro deste mesmo universo, a casa também aposta em sanduíches de atum e salmão, saladas, patês e até opções veganas.

Para Giovanni Bruno, CEO e fundador do Spicy Tuna, o sucesso em inovar e combinar diferentes pratos está na história que a marca conta através de seu cardápio. “Desde o nome, já deixamos claro quem nós somos, nossa especialidade e paixão. Então, sempre que vamos criar algo novo, buscamos honrar nossas raízes havaianas, entender se o produto harmoniza com tudo que entregamos até aqui”.

Um exemplo disso são os bubble teas, chás gelados de origem taiwanesa, incrementados com xarope de frutas e bolhas saborizadas que dão vida e criatividade à bebida. “Buscamos algo diferente, ainda tornando-se conhecido do público, mas que relacione ao menu inspirado na Ásia, já que o poke surgiu no Havaí também por influência dos pescadores japoneses”.