Hoje é Dia do Deficiente Visual: Franqueadora apoia franqueado a crescer financeiramente diante luta contra cegueira

Ceratocone, doença oftalmológica: Cerca de 150 mil pessoas são afetadas pela doença no Brasil

"Não há limitação para nós, somos nós que colocamos limitações em nossas vidas." (Diogo Camilo, franqueado da Touareg - de Americana)

A vida apresenta caminhos imprevisíveis, e quando se enfrenta os medos e desafios, a jornada se torna uma história de motivação e é capaz de inspirar muitas pessoas. O franqueado da Touareg Seguros de Americana – SP passou por situações adversas, mas não deixou de lutar pelos seus sonhos. Diogo Camilo Rufati, aos 33 anos de idade, teve que realizar uma operação por sofrer de uma Ceratocone (doença oftalmológica). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil pessoas são afetadas pela doença no Brasil.
A doença é considerada o principal responsável pelos casos de transplante de córnea, torna a visão embaçada e irregular, mas isso não impossibilitou o franqueado Diogo de seguir em frente, no que resultou em uma história de superação. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, e muitos perdem o prazer pela vida e de ir adiante com o trabalho, por exemplo.
Em 2017, Diogo e seu ex-sócio investiram na franquia da Touareg Seguros, em Araras-SP. Em 2018, depois de 6 meses, a unidade foi transferida para Americana. “Os Sócios Diretores da Touareg me passaram muita segurança, pois possuem 30 anos de experiência com Seguro e um sólido relacionamento com as seguradoras, isso me possibilitou mais abertura para negociar e fechar o contrato. No início tive um investidor que entrou com o valor e recurso final, e Graças a Deus, o negócio cresceu rápido”, disse Diogo.
A fase para não desistir de seus objetivos começa em meados do fim de 2017, quando Diogo com 33 anos de idade teve perda de 100% da visão do olho esquerdo e 90% no direito. Desde os seus 26 anos, Diogo faz tratamento periodicamente. “Em Setembro de 2017 fiz uma consulta no BOS (Banco dos Olhos de Sorocaba) por um médico de Araras, pois foi me dito que talvez somente eles poderiam me ajudar, e nesta visita em Sorocaba foi constatado que somente o transplante poderia me ajudar e que tínhamos 50% de chances. Nessa visita, entrei para a fila do transplante que estava agendado em abril de 2018, mas no dia 28 de dezembro de 2017 tive uma piora e já não enxergava mais nada, entrei em contato com o BOS e eles me disseram que teria que esperar uma córnea compatível. Graças a Deus, no dia 11 de Janeiro de 2018, apareceu a córnea e me ligaram para ir às pressas fazer os exames pré operatórios. Fiz o transplante e o processo de recuperação durou 1 ano, e quando recebi alta para tratar em Americana tive uma rejeição e voltei para Sorocaba sem visão e fiquei por mais 1 ano tratando esta rejeição. Foi uma fase complicada, mas encontrei forças para seguir com ajuda da minha esposa e da própria equipe da Touareg Seguros”, relatou o franqueado.
Durante esse episódio, Diogo contou com o apoio de sua esposa e da franqueadora Touareg Seguros que deu todo um auxílio para que ele continuasse a trabalhar em sua unidade de franquia. “Os Diretores da franqueadora, Luiz, André e Wanderson, disponibilizaram um pessoal para me ajudar e dar suporte exclusivo, e muitas vezes o André e o Luiz quando estavam em São Paulo realizavam as visitas aos clientes para me ajudar no fechamento e apresentação de Propostas. O meu processo de recuperação foi lento e cansativo e muitas vezes eu ficava triste, pois acreditava que estava atrapalhando a minha esposa e o meu sócio por ser dependentes deles. Mas agradeço muito o empenho deles e da Touareg neste processo, o que me ensinou a valorizar mais as pessoas e as oportunidades”, contou Diogo.
Mas diante desses desafios, o franqueado seguiu firme. “Não há limitação para nós, somos nós que colocamos limitações em nossas vidas, pois nessa época foi a que mais cresci como corretor e foi nessa época que fiz meus melhores contratos”, ressaltou.
Diogo explicou que o maior bem da vida é o conhecimento e a motivação, e que o segredo que o ajudou nessa trajetória foi o apoio que teve e a persistência. Mesmo sem enxergar, realizava cerca de 30 ligações e enviava 50 e-mails por dia para clientes. A franquia está se expandindo cada vez mais. “Estou expandindo a área de atendimento e agregando parcerias tanto para minha unidade como para a franqueadora, uma delas foi a empresa Nox de GR, tudo isso para agregarmos mais valor ao nosso negócio. E o meu maior diferencial é a consultoria em Transporte e GR (Gerenciamento de Risco) que ofereço aos clientes.
Filho de Jesus Rufati e Rosalina Aparecida, Diogo nasceu em Conchal-SP, e começou a trabalhar desde os 9 anos de idade como eletricista. O primeiro salário deu para a sua mãe para ajudar nas despesas de casa. Em 2012, começou a trabalhar no ramo de Seguros. Conforme dados da Agência Brasil, de janeiro a junho deste ano, o mercado de seguros brasileiro cresceu 19,8%, com arrecadação de R﹩ 145,1 bilhões, superando a do segundo semestre de 2019, antes da pandemia, que atingiu R﹩ 144,7 bilhões. E na pandemia, segundo o Susep (Superintendência de Seguros Privados), a procura por seguros cresceu 120%.
No primeiro ano de negócio, a seguradora de Diogo faturou R﹩ 96.000, e desde o inicío até o momento, a unidade já faturou R﹩ 730.000, e até o fim de 2021, Diogo pretende fechar o orçamento com R﹩ 180.000. Diogo possui duas unidades da franquia Touareg Seguros, em Americana e Jaú, e possui planos para abrir um escritório na cidade de Ribeirão Preto. “Hoje sinto que foi a minha melhor decisão, pois hoje vivo exclusivamente da Corretora e consigo trabalhar. Sempre quis estar por dentro de tudo que acontece para sempre estar ajudando e melhorando os processos. E com o meu trabalho e também como pastor posso cuidar de pessoas”, contou Diogo.
Franquia de Americana: 2ª franquia que mais vende Seguro de Transporte
Outro episódio marcante e de sucesso, é que durante a pandemia, o franqueado Diogo, de Americana, não podia fazer visitas aos seus clientes, mas não deixava de ligar, e conquistou resultados incríveis, sendo a 2ª franquia que mais vendeu Seguros de Transporte. “Com a visão debilitada, antes da pandemia, já ligava para os clientes e continuei com essa forma de trabalhar quando teve o isolamento social. Eu tinha que fazer o negócio dar certo de alguma forma, ao invés de tentar fazer de tudo, foquei no que sabia e foquei na área de Seguro de Transporte, e quando fui ver, já tinha contas suficientes que me proporcionaram essa vitória”, destacou.
O carro chefe mais vendido na unidade continua sendo o Seguro de Transporte, com ticket médio de R﹩ 2.000 ao mês e por cliente.
“A falta de visão não me impediu do sucesso profissional e pessoal, a vida sempre nos ensina alguma coisa. Nunca desista, pois alguém vai ter coragem e ter sucesso em seu lugar. Tenha fé e creia, pois fomos criados para ser prósperos”, finalizou Diogo.
13 de dezembro – Dia Nacional do Deficiente Visual
A data tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana. É um marco na história da luta pela inclusão da pessoa cega e com baixa visão. Instituído no ano 1961 pelo presidente Jânio Quadros, a data tem o objetivo de dar luz às dificuldades das pessoas com deficiência visual, que na época passavam por uma realidade bem diferente da atual, principalmente no que se refere à acessibilidade em educação, lazer, cultura e tecnologia.