O mercado de foodservice tem focado cada vez mais na experiência do cliente em todos os pontos de contato com a marca, e o Giraffas está na vanguarda dessa transformação desde o final de 2023 com a implementação de seu projeto de transformação digital onde investiu cerca de cinco milhões em treinamento e tecnologia. Com 43 anos de história, a rede é reconhecida por oferecer produtos de qualidade, sabor caseiro, preço justo e segurança alimentar, características que se destacam nas praças de alimentação. A marca também tem investido fortemente em inovação para reduzir erros operacionais, melhorar o atendimento e fidelizar seus clientes.
Em novembro de 2023, o Giraffas iniciou a fase de teste do seu projeto piloto no universo digital, que combina atendimento físico com automação digital. Dez unidades foram escolhidas para esta fase inicial, e neste mês a marca chega ao décimo restaurante deste primeiro ciclo, na unidade do Aeroporto de Congonhas. As principais mudanças incluem a instalação de monitores de TV ao longo do processo de produção dos pratos, substituindo o uso de papel impresso; a implementação de totens de autoatendimento, que permitem que os clientes façam pedidos de forma independente; e a utilização da tecnologia Progressive Web App (PWA), que oferece uma experiência semelhante à de aplicativos, mas sem realizar o download. Além dessas mudanças, os clientes podem ser notificados sobre a prontidão do pedido diretamente no celular, utilizando um pager digital ou acompanhando a chamada de senha na TV instalada na loja. Por fim, os QR codes das comandas são escaneados pelos atendentes para notificar automaticamente o cliente sobre o prato pronto e registrar a retirada, agilizando o processo.
Com essas inovações, os restaurantes conseguem medir os tempos de atendimento e produção, melhorando a eficiência operacional. “Com o pager digital e a chamada de senhas eletrônicas, conseguimos reduzir o tempo de espera dos clientes e melhorar a eficiência do serviço, além de eliminar o gasto com o pager físico. O impacto positivo desse novo sistema é visível na satisfação dos clientes e no aumento de faturamento dessas lojas”, ressalta Cláudio Miccieli, diretor de gestão do Giraffas.
Em alguns casos, o tempo entre o atendimento e a finalização do pedido pode chegar a menos de 6 minutos. A autonomia proporcionada pelos terminais de autoatendimento também aumentou a quantidade de pedidos na cozinha. “Além disso, os gestores dos restaurantes podem acompanhar em tempo real tudo que acontece na operação; tempo de produção, mix de produtos vendidos, a oferta de produtos no ponto de venda e a satisfação do cliente”, conta Cláudio.
As unidades que já passaram pelo processo foram, em Brasília: Deck Norte e Gilberto Salomão e em São Paulo: West Plaza, Center Norte, Eldorado, Tietê Plaza, Hipermercado Assaí Penha, Bourbon, Guarulhos Internacional e agora o Aeroporto de Congonhas.
“Quando o restaurante não está preparado para atender às expectativas dos clientes tanto no digital quanto fisicamente, perdemos vendas. Hoje, para se destacar entre os concorrentes, é preciso oferecer mais sabor e experiências positivas, e nisso nós somos especialistas. Agora, com muito mais agilidade e eficiência, elevamos a satisfação dos nossos clientes,” comemora o diretor.
O objetivo do Giraffas é atingir 100 lojas nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal até o final deste ano, representando 25% das operações da marca. A segunda fase do projeto já está em andamento nas unidades de: Aeroporto de Brasília e Valparaíso em Goiás.