Professores, pensadores, médicos, políticos e pessoas em geral compartilham da mesma ideia. Ler desenvolve o raciocínio, a criatividade, além de uma ótima forma exercitar o cérebro e evitar problemas como falta de memória. No Brasil o número de leitores aumenta devagarinho, graças ao número maior de estudantes no ensino superior e também a maior renda do povo brasileiro. Porém, o número de livrarias no País é insuficiente para atender a demanda. São cerca de 3.095 lojas de livros abertas, uma para cada 64.954 habitantes, de acordo com informações da Associação Nacional de Livrarias (ANL). Muitos empreendedores pensam em abrir uma livraria, mas não sabem como e as franquias podem ser ótimas opções.
A Nobel livraria e papelaria é considerada o maior grupo do Brasil. A marca criada em 1943, pelo italiano Cláudio Milano, em São Paulo. Em 1992 adotou o sistema de franchising e assim passou a fazer parte de diversas cidades brasileiras. Está atualmente em grandes metrópoles e também em cidades menores. Passou a fazer parte do Grupo Franchising Ventures, sendo que atualmente é uma das maiores marcas do grupo. Possuí quatro selos editoriais (Nobel, Marco Zero, Studio Nobel e Zastras). Além disso, a marca possuí uma rede de lojas voltada para o público infantil, a Nobel Kids. O investimento inicial na versão infantil é a partir de R$ 132 mil. Nos empreendimentos tradicionais o valor é a partir de R$ 158.500,00.
A Luz e Vida é uma editora obras religiosas cristãs. Foi criada em 1954 por missionários de Marburg (Alemanha), e desde então é referência no mercado brasileiro. É responsável pela edição e publicação de uma das formiguinhas mais famosas no mundo: o Smilingüido, de Marcia D´Haese e Carlos Tadeu Grzybowski. O investimento inicial em uma franquia da Luz e Vida é de a partir de R$ 40 mil.
A rede Saraiva é uma das mais conhecidas no Brasil. A marca foi criada em 1914, pelo imigrante português Joaquim da Fonseca Saraiva que montou uma pequena loja de livros usados no Largo Ouvidor em São Paulo. Em 1947 a empresa se tornou uma sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A, e desde lá não parou de crescer. Em 2013 lançou o “Publique-se!” A empresa conta com 115 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo elas em maioria filiadas e algumas revendas.
O número de livrarias é insuficiente no Brasil, o indicado pela Unesco é que exista um comércio de livros para cada 10 mil pessoas. Segundo estudo da ANL a cidade com o maior número de livrarias é Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 173 empreendimentos, para cada 15.890 habitantes.
Michel Levy, CEO de Negócios Editoriais da Saraiva, disse durante evento na Feira do Livro de Frankfurt, realizada no começo deste mês, que a aposta de crescimento da empresa é na classe média. Para Levy a união do e-commerce e das lojas físicas é a garantia de conquistar clientes e novos leitores. “Não há um Brasil, há vários Brasis. Nós conseguimos vender para todos os níveis sociais e econômicos. Ter a presença física no Brasil ainda é muito importante. Assim é que competimos nesse mercado. Claro que é um desafio, mas estamos prontos para competir”, explicou.
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