Impulsionado por um faturamento de R$65,9 bilhões e um crescimento de 8,9% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro reforça seu papel como motor de desenvolvimento e inovação no varejo nacional. A consolidação de modelos híbridos, que combinam loja física, e-commerce, tecnologia e experiência, tem sido um dos principais fatores por trás dessa expansão.
Para João Appolinário, empreendedor e especialista em varejo omnichannel, o momento é estratégico para quem deseja empreender com modelos de negócio validados e que acompanham as transformações no comportamento de consumo. “O consumidor atual busca conveniência, conexão e conteúdo. As franquias que integram atendimento humano com tecnologia e canais digitais saem na frente nessa nova dinâmica do varejo”, analisa. Fundador da Polishop, empresa que opera com unidades próprias e franqueadas, ele reforça que a integração entre canais vai além da conveniência – trata-se de uma resposta ao novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado e exigente. “Hoje, a experiência de compra vai além do ponto de venda físico. A interação em tempo real, seja por vídeo ou plataforma digital, cria uma jornada fluida, personalizada e com alto potencial de engajamento”, ressalta.
Appolinário destaca que a integração entre canais vai além da conveniência – ela responde a um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado e exigente. “A franquia Polishop é a extensão de um ecossistema completo. Temos loja física, e-commerce, TV, aplicativos e o live commerce, que permite uma interação em tempo real com o consumidor”, explica. “A loja física sozinha já não basta. O consumidor busca conexão, confiança e conteúdo. Por isso, apostamos na combinação de atendimento humano com tecnologia e mídia ao vivo”, completa.
Para Appolinário, a expansão das franquias depende também de um suporte robusto, presença consistente da marca e um ecossistema verdadeiramente integrado. Com base nos dados positivos do setor e nas mudanças de comportamento do consumidor, especialistas apontam que o segundo semestre deve manter o ritmo de crescimento, especialmente para modelos que apostam em inovação e multicanalidade como estratégia de posicionamento e diferenciação.
Com unidades próprias e franqueadas em operação no Brasil, a Polishop inicia o segundo semestre de 2025 com planos de expansão da rede e fortalecimento do modelo omnichannel, com destaque para o crescimento do live commerce como ferramenta de vendas e engajamento. “O franqueado faz parte desse ecossistema inovador, e juntos conseguimos entregar uma experiência única que gera relacionamento e resultado”, conclui.






