Franquia mineira mira expansão pelo interior do Sudeste

Especializada na limpeza e blindagem em estofados, eLimp visa expandir para cidades do interior e que apresentam grande desenvolvimento econômico

A marca que nasceu em Varginha, interior de Minas Gerais, eLimp Estofados almeja agora alcançar novos estados a começar pelo Sudeste onde a rede de franquia especializada na limpeza e impermeabilização de estofados e couro está localizada. Recém-lançada no franchising, a eLimp soma três unidades ativas, e visa a abertura de 40 franquias até o final de 2023 somente nesta região.

Atuando exclusivamente de forma delivery, ou seja, o franqueado vai até o cliente para realização dos serviços, a eLimp foca agora em cidades do interior acima de 40 mil habitantes, por se tratar de regiões onde há alta demanda desse tipo de serviço de limpeza e higienização, na qual muitos clientes buscam fugir do amadorismo deste segmento.

Fernando Vigato, fundador e CEO da eLimp Estofados, conta que cidades como Lavras e Ipatinga em Minas Gerais, bem como Jundiaí e Ribeirão Preto no estado de paulista; Barra do Piraí e Angra dos Reis no Rio de Janeiro, e Vila Velha e Guarapari no interior do Espírito Santo estão no radar da equipe de expansão em busca de franqueados. As capitais também fazem parte desse planejamento de expansão para este ano.

“Por estarem próximas da franqueadora, com o mercado de limpeza residencial e comercial aquecido, bem como a alta demanda dos serviços e frete dos produtos utilizados faz com que esses locais se tornem atraentes para conquistarmos novos franqueados. O próprio modelo da eLimp também possibilita alcançar cidades de todos os portes, inclusive as capitais”, diz Vigato.

Até o final deste semestre também estarão ativas as unidades de Alfenas (MG) e São Paulo (SP).

Franchising no Sudeste

O desenvolvimento econômico que o Sudeste apresenta é o ponto de partida para muitas franqueadoras escolherem a região para expandir o seu modelo de negócio. Muitas dessas cidades são ótimos centros comerciais e reúnem bom público consumidor, inclusive aquelas focadas no turismo.

De acordo com o IBGE o Sudeste concentra 42% da população brasileira, sendo que o estado de São Paulo é o mais populoso com mais de 46,6 milhões de pessoas. Em seguida, vêm Minas Gerais com 21,4 milhões de brasileiros, Rio de Janeiro, com 17,4 milhões, e Espírito Santo com 4,1 milhões de habitantes. O poder de compra da população tem atraído muitos empreendedores.

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontaram que em 2022 a região Sudeste obteve um faturamento total nas suas redes de franquias de R$ 112,2 bilhões. No mesmo período de 2021, a região registrou uma arrecadação de R$ 97,2 bilhões, resultando em um aumento de 8,2%.

O número total de unidades franqueadas, segundo a ABF, atingiu a marca de 98.443 até o final de 2022 nesta região. Em 2021 esse número foi de 93.073 na mesma época, o que gerou um aumento de 5,8%. O total de empregos diretos que foram gerados no ano passado foi de 861.803, alta de 10,8%.

Entre os segmentos que lideram a lista nessa região está o de Serviços e Outros Negócios, que representa 22,2% de participação em número de unidades, seguida por Alimentação – Food Service (19,7%), Saúde, Beleza e Bem-estar (15,2%), e Moda (11,9%).

“Trata-se de um ambiente muito propício para se fazer novos negócios, principalmente por estar no coração do país, o que gera maior visibilidade para a marca, atrai novos consumidores e empreendedores que querem investir na franquia, o que faz com que comecemos a expansão da eLimp pelo Sudeste devido a inúmeras possibilidades. Até porque hoje as pessoas estão mais conscientes da importância de manter as peças bem higienizadas, livre de ácaros, bactérias e fungos”, finaliza o empresário, Fernando Vigato.

A eLimp oferece os serviços de lavagem e blindagem em estofados, além da higienização em colchão, travesseiro, poltrona, bancos, sofás, cadeiras, almofadas, e hidratação de couro. Entre um dos grandes diferenciais da marca de lavagem a seco está no uso de produtos à base de água, que não agridem ao meio ambiente e ainda representa uma segurança maior para o cliente, enquanto a grande maioria das empresas de blindagem de estofados utilizam produtos inflamáveis, que são à base de solvente.

A franquia também conta o método exclusivo da marca, o eProtect que elimina até 99,9% de bactérias, vírus e ácaros do estofado. O método previne doenças e leva mais saúde e bem-estar para toda a família.

A marca possui uma gestão simples, sendo totalmente home office, sem a necessidade de investir em um ponto físico e não requer funcionários. O investimento inicial da franquia é de R$ 26 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 15 mil, sendo um lucro líquido de 70% e com prazo de retorno entre 3 a 9 meses.