Com uma massa macia e recheio cremoso, os donuts conquistaram o paladar norte-americano, tornando-se um dos cartões postais da terra do tio Sam. A iguaria ganhou destaque em séries policiais e foi bem representada na animação “Os Simpsons”. Entretanto, por aqui, o produto ainda fica atrás de clássicos como o brigadeiro e o pudim. Mas e se houvesse versões abrasileiradas do prato?
Foi com este pensamento que os amigos Alysson Wiinsch, Leticia Mendes e Pablo Vieira criaram, em 2019, a Dóffee Donuts & Coffee. A marca surgiu com a proposta de reinventar a massa, misturando sabores e ingredientes comuns da gastronomia brasileira. Além das versões doces, a lanchonete criou releituras de pratos salgados, como o donuts de pão na chapa e o de cachorro-quente.
– Quando a gente pensa em donuts, logo vem à mente a ideia de uma sobremesa. Mas por ser uma massa frita, acaba tendo uma versatilidade maior, então pode ser consumido como um lanche ou até mesmo no café da manhã. Daí essa ideia trazer opções salgadas, como o Brasileiro, que é o donuts na chapa, com manteiga, ou o Donuts Dog, que é um cachorro quente no qual trocamos o pão pela massa – explica Alysson.
E os doces não ficaram de fora da brincadeira, ganhando suas próprias versões nacionais, como o donuts de brigadeiro, de churros e de algodão doce. Atualmente o cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo o carro chefe da casa, o Homer, em alusão ao personagem do clássico desenho, e o novo queridinho do público, o Donuts Burguer, um hambúrguer defumado com a massa tradicional de donuts.
Expansão através de franquias
Concebida originalmente como uma pequena loja, em estilo to go, a ideia de franquear veio somente em 2020. Na época, a marca já possuía duas unidades próprias na capital paranaense, que faziam fila no quarteirão. Então, os sócios decidiram iniciar o processo de expansão através do franchising, inaugurando a primeira unidade em 2021.
Atualmente, a rede conta com 22 unidades, sendo uma própria, nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Para manter o padrão de qualidade da marca, os sócios investiram na criação de um Centro de Distribuição próprio (CD), de onde saem todas as misturas das massas. A fábrica, inclusive, está de cara nova, em um galpão com mais de 500m², e produção diária de 5.000 donuts.
– O novo espaço irá permitir não apenas um aumento na produção, mas facilitará a dinâmica das unidades. A partir de agora, ao invés de fornecermos a massa (que seria frita na loja), iremos entregar os donuts já fritos, sendo apenas finalizados com cobertura e recheio nas unidades. Com isso a gente consegue manter o padrão que idealizamos, e simplificar as operações do franqueado – explica Alysson.
O novo ponto de distribuição também deve impactar nos planos de expansão da empresa, que quer continuar crescendo na região sul e sudeste do Brasil, e ampliar seu espaço no centro-oeste e o Nordeste.
– O mercado de donuts teve uma crescente muito forte nos últimos anos, mas notamos que a maior fatia deste mercado continua na região sul e sudeste, e por isso queremos expandir para as demais regiões do país. Por termos um cardápio completo, com variedades doces e salgadas, conseguimos atender qualquer tipo, sejam lugares mais quentes ou frios – completa.
Em 2023, a marca teve um faturamento de R$25 milhões, e a meta deste ano é superar a casa dos R$30 milhões. Para isso, a rede conta com três modelos de negócio, o quiosque, que possui um investimento mais baixo, a loja smart (até 60m²), destinada a espaços na rua, e a loja de shopping, que traz um investimento mais alto, e um rendimento ainda maior.