Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que as mulheres empreendedores estão entre as faixas etárias de 22 e 35 anos. Outra presquisa, desta vez realizada pela Rede Mulheres Empreendedora, apresentou que 54% das mulheres decidem investir em negócios voltados para serviços, principalmente, alimentação, beleza e estética e moda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) apontou que, entre janeiro e setembro deste ano, o aumento de mulheres empreendedoras cresceu 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
As franqueadas Amanda Leal e a paulista Vânia Costa, da Não+Pelo em Teresina, investiram na marca e abriram a primeira unidade na capital piauiense em janeiro. No momento que os trabalhos ganhariam velocidade, a pandemia do Covid-19 fez com que a loja fosse fechada um pouco mais de um mês de funcionamento. Amanda e Vânia retomaram as atividades no início de setembro, mesmo que a Prefeitura tenha decretado a flexibilização em 10 de agosto.
Durante este período, elas viram na empresa de máquinas de pagamentos (Cielo), a chance de reduzir o prejuízo comercial causado pela crise sanitária global. Fizeram a parceria para a criação de links de vendas, e a partir daí, passaram a fazer comunicação com suas clientes para realização de vendas através das redes sociais e aplicativo WhatsApp. Há dois meses com o funcionamento das unidades, mesmo em horários remotos, Amanda e Vânia perceberam o aumento das vendas e acreditam na campanha da Não+Pelo “Black November” (divulgação no o Instagram @naomaispelobr) para aumentar o fluxo de vendas.
Passados cinco meses de lojas fechadas, não somente as franqueadas da Não+Pelo, mas o comércio varejista de Teresina, começa a sentir a retomada econômica. E a esperança das franqueadas mais novas da região Nordeste, foco de expansão da Não+Pelo para 2021, é aumentar as vendas com a ação promocional que dará descontos progressivos a partir de 50% chegando até 80%. Para elas, os meses de novembro e dezembro podem oxigenar as vendas para entrar 2021 com todo o ânimo.
“As vendas realizadas online durante os meses que estivemos fechadas estão sendo traduzidas nesses últimos 70 dias. A pandemia, vendo pelo lado empreendedor, serviu para melhorar a relação comunicacional com a direção da Não+Pelo no país, e estamos preparadas para atender a demanda que vai ser grande. A Não+Pelo, naturalmente pelo segmento de atuação, quer alertar seus consumidores que a higienização é algo essencial antes, durante e depois da pandemia”, diz Amanda Leal.
O franchising na “Cidade Verde” vem crescendo desde 2015 quando o Nordeste ficou na terceira posição nacional. À época, o Nordeste fechou o ano com 7,6% das franquias em operação no Brasil. O primeiro trimestre do ano passado, o número de franquias em operação no Piauí cresceu 34%. Em julho de 2019, das 845 unidades de franquias em Teresina, a maioria atuava no segmento de Beleza e Estética representando 27,4%. Alimentação vem em segundo lugar com 26,2%.