Experiência do cliente: estratégias em franquias ópticas que visam a boa relação com o consumidor final

Ações focadas no atendimento personalizado e no relacionamento pós-venda se destacam nas operações de uma rede que busca avançar no mercado nacional

O mercado óptico no Brasil é um setor que segue em desenvolvimento, impulsionado pela conscientização sobre a importância da saúde ocular e pelo acesso a informações sobre os cuidados necessários. Além disso, o desejo dos consumidores por produtos que oferecem funcionalidade e estilo exige soluções visuais que acompanhem as tendências.

Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising – ABF afirmam que o mercado de saúde, beleza e bem-estar, que inclui o segmento óptico, alcançou um faturamento de mais de 14 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 24,3% em relação ao ano anterior.

No mercado óptico, a experiência do cliente é um dos fatores para o sucesso de uma rede de franquias. As marcas que conseguem criar uma conexão com o consumidor, ao oferecer produtos de qualidade e também um atendimento que considere suas necessidades individuais, se destacam.

Entre as estratégias mais eficazes no setor, destaca-se o atendimento personalizado, uma das marcas registradas das Óticas Diniz, rede de franquias de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades em todo o país. A empresa investe em atendimentos que compreendem o perfil, gostos e as necessidades visuais de cada cliente, para oferecer soluções sob medida e uma experiência única para cada pessoa.

As lojas da rede são projetadas para oferecer um espaço moderno e confortável, com o objetivo de fazer o cliente se sentir à vontade e em um ambiente familiar. Esse conceito de loja também cria um espaço onde a interação entre o cliente e os profissionais da rede ocorra de forma mais natural e próxima.

Além disso, as Óticas Diniz investem em campanhas e promoções sazonais que, além de atrair novos consumidores, valorizam e mantém os atuais engajados ao longo do ano. “A rede realiza dinâmicas para diversas datas como o Dia do Cliente, DesconTudo, Diniz, Enjoei Troquei, Diniz Friday e outras que oferecem descontos e pacotes promocionais. Essas ações criam momentos de aproximação com o consumidor, reforçam a relação da marca com o cliente e incentivam a compra”, indica Luciane Gomes, Diretora de Marketing, Comunicação e E-commerce das Óticas Diniz.

A marca se orgulha de prêmios de excelência, como o selo de “Melhor Atendimento do Mercado Óptico”, que ganhou três vezes (2020, 2021 e 2023) pelo Prêmio Reclame Aqui, e o Selo de Excelência em Franchising, da ABF.

Outro ponto a se considerar por Luciane é o atendimento pós-venda, que busca garantir a satisfação contínua do cliente. “Isso inclui serviços como ajustes de armações, troca de lentes e suporte técnico, o que assegura que os clientes retornem e se sintam valorizados a cada interação com a marca. Além disso, as redes que adotam ações de fidelização, como condições especiais de pagamento, benefícios exclusivos para clientes frequentes e promoções direcionadas, contribuem para a construção de uma base fiel de consumidores”.

A especialista ainda compartilha quatro estratégias essenciais para quem busca se destacar e criar uma experiência memorável para o cliente no setor óptico:

  • Tecnologia no atendimento: investir em ferramentas como QR Code ou sistemas de consulta digital de produtos para proporcionar uma experiência de compra mais interativa e eficiente;
  • Parcerias: Ao buscar parcerias com empresas de seguros de saúde ou planos de benefícios, podem-se criar pacotes e ofertas exclusivas que atraem mais clientes;
  • Marketing digital e redes sociais: Apesar de parecer básico, é sempre bom destacar o uso das redes sociais de forma criativa e o marketing digital para alcançar um público mais amplo, com campanhas segmentadas e promoções online personalizadas;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social: adotar práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis e apoiar causas sociais já é uma ação importante. Quando em conjunto com colaboradores, reforça a imagem da marca e atrai consumidores que valorizam a responsabilidade socioambiental da marca.

“A chave para o sucesso está na criação de uma relação de confiança com o cliente, que deve ser baseada em um atendimento de qualidade, com benefícios contínuos e na capacidade de oferecer soluções que atendam de forma eficiente às suas necessidades”, conclui Luciane.