Estratégias de vendas para sua franquia driblar a crise

Não tem mais como fugir, agora é fato! O país está realmente em crise e o cenário econômico atual já afeta seriamente o bolso dos consumidores e as vendas em todo o comércio, até mesmo nas franquias.

Conforme apurado pela pesquisa feita pelo Ibope em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, para a população de 25 países, inclusive o Brasil, a redução do consumo já é uma prática adotada pelos clientes para driblar as dificuldades.

Do total, 52% dos entrevistados já reduziram o volume de compras de vestuário, calçados e assessórios; 48% diminuíram a compra de móveis e eletrodomésticos, além de também reduzirem as idas ao cinema, shows e restaurantes.

Para se adaptar a este cenário e diminuírem ao máximo os impactos da crise, as franquias também precisam inovar para se destacar. Entre as opções de estratégias para ajudar a atrair mais clientes mesmo em tempos de crise estão:

– Chame a atenção
Para atrair clientes é possível investir em promoção de eventos temáticos e deentretenimentos em toda a rede. Não é preciso aguardar as datas comemorativas para isto, basta um pouco de criatividade e a escolha de um tema que desperte a curiosidade do seu público.

– Bom humor contra a crise
O bom humor sempre pode ser uma boa saída. Se sua rede elaborar campanhas de marketing descontraídas, com um projeto gráfico e um conceito divertido, logo chamará a atenção dos clientes e pode render a ele a motivação adicional que faltava.

– Vitrine dinâmica
Como a vitrine é o cartão de visitas da sua loja, sua franquia precisa inovar, apresentando soluções criativas e dinâmicas. No caso de venda de roupas e assessórios de moda, experimente usar manequins dinâmicos e retratar mais do que produtos, verdadeiros estilos de vida.

– Exposição eficaz
A apresentação de seus produtos precisa ser surpreendente! Mais do que expor seus produtos, elas devem se tornar um espaço de experiência visual. Como alternativas criativas, é possível experimentar a mudança de posições, elaborar novas formas de organização dos itens, explorando dinâmicas que surpreendam seus clientes, além de eliminar excessos, já que menos é sempre mais!

– Ofereça mais, por menos
O cliente adora soluções que lhe rendam vantagens, por isto, seja criativo e ofereça-as para eles. A rede Parmê, por exemplo, pensando em alcançar mais mulheres, investiu em um bufê com saladas e na criação de uma opção de cardápio mais econômico.

Com esta mudança na oferta, das 4000 vendas feitas por uma das suas lojas, 700 refeições em média, são destinadas a estes produtos, o que, fez com que a rede não enfrentasse a queda de 10% no movimento como os concorrentes.

– Senso de urgência
É preciso passar a ideia de que o momento ideal para a compra é exatamente aquele em que o cliente está em contato com a sua franquia, por isto, não deixe tempo para dúvidas. Apresente seus produtos, prenda a atenção de seus clientes, mostre seus diferenciais e arremate a venda!

A rede de franquias de farmácia Pague Menos, por exemplo, experimentou lançar o caminhão de ofertas. Uma carreta cheia de medicamentos em promoção que estacionava em frente às unidades, uma vez por mês. Com esta tática, os resultados das vendas explodiram, alcançando em um fim de semana, o total de vendas de um mês inteiro de determinados produtos.
Enfim, estas são apenas algumas das alternativas para quem quer se inspirar e ficar o mais longe possível da crise econômica. Com um pouco de criatividade, coragem e muita disposição, com certeza sua franquia pode superar estes obstáculos e vender ainda mais e melhor.

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