Mesmo com um número considerável de escolas de idiomas apenas 5% dos brasileiros falam inglês como segundo idioma, aponta pesquisa feita pelo British Council. Sendo assim, Leonardo Cirino, diretor de marketing e expansão do Grupo Ometz (Wise Up, You Move e Red Ballon), explica que o mercado de franchising educacional de idiomas tem muito para crescer no Brasil, já que quatro milhões de brasileiros pretendem aprender uma nova língua.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o País tem cerca de 73 redes de escolas de idiomas e um total de 6.215 mil unidades cadastradas (dados de 2011). Estudo de geomarketing feito pela Abril Educação entre os últimos meses de 2013 e os primeiros de 2014 constatou que das 300 variáveis mapeadas, 72% tem potencial fortíssimo para a abertura de escolas. “O mercado de franquias de escolas de idiomas é uma cauda longa. Tem espaço para todos que quiserem investir”, salientou Cirino.
O diretor de marketing contou que a Wise Up foi a primeira empresa de nível educacional a patrocinar uma Copa do Mundo. Ele falou que quem procurou pela Wise Up foi a Fifa e a rede de franquias viu uma oportunidade. Leonardo disse que acredita que a procura por cursos de idiomas irá aumentar após a Copa do Mundo do Brasil, neste ano, e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. “Neste momento o que vemos é uma população que está trabalhando a intercionalização, que quer conversar ou pelo menos ajudar os gringos que estão aqui para acompanhar a Copa. Acredito que isso irá aumentar a vontade dos brasileiros em aprender o inglês no futuro”, salientou.
O Grupo Ometz possuí três marcas de escolas diferentes e cada uma delas atende um grupo específico de público. Red Ballon é voltado para crianças a partir dos três anos. Já a Wise Up tem como foco o público jovem e adulto das classes A e B, enquanto a You Move atende os jovens e adultos das classes B e C. Leonardo salientou que com o aumento da escolarização a procura por cursos de língua estrangeira também aumentou. No Brasil 42% da população está na média de idade entre 18 e 35 anos, idade em que muitos buscam melhorar o desenvolvimento profissional.
A rede de franquias tem 420 escolas, sendo 412 franqueadas e atendo o total de 82,5 mil alunos. A receita líquida da Abril Educação, nesta área, atingiu em 2013 a marca de R$ 108.2 milhões. Contudo, Cirino enfatizou que o grupo não tem uma expectativa para este ano, pois cada loja, franqueada ou não, tem as suas próprias metas traçadas. Apesar disso, Leonardo explica que o grupo dá total suporte aos franqueados, desde o estudo do projeto, escolha do melhor local em qual a escola será implantada, inauguração e demais atividades.