Empréstimos consignados: os desafios de uma franquia

Fundador da rede aprendeu superando dificuldades, mas isso pode ajudar franqueados?

Atualmente a CredFácil, franquia de empréstimos consignados, tem 70 lojas em operação, tendo inaugurado 28 delas no começo deste ano. Mas nem sempre foi assim.

Em 2008, André Oliveira, presidente da CredFácil, operava 20 unidades próprias quando foi pego desprevenido pela crise econômica nos Estados Unidos. A consequência no Brasil foi imediata, com a retração dos bancos nacionais fechando as linhas de créditos. Por isso, André se viu forçado a fechar 18 lojas e realizar uma demissão em massa.

Quando a situação financeira melhorou em 2009, o empresário percebeu que era a hora de franquear, levando uma oportunidade de investimento para quem desejasse ter o seu próprio negócio. Foi assim que a CredFácil se tornou a primeira rede de empréstimos consignados do país.

A empresa ainda tem as suas duas unidades próprias e no ano passado faturou R$15 milhões, movimentando R$ 6 milhões de créditos ao mês.

O Mapa das Franquias conversou com André Oliveira, presidente da rede de franquias CredFácil, para obter detalhes dessa trajetória.

Mapa das Franquias: Sabemos sobre a crise de 2008, mas a CredFácil já existia?

André Oliveira: A Credfacil surgiu em 2004 quando foi criado o crédito consignado que era um projeto do ex presidente FHC, sancionado no governo Lula para estimular a economia, com isso os bancos criaram a figura do correspondente bancário e nós fomos um dos primeiros correspondentes bancários do Brasil.

 Em 2009 resolvemos franquear nosso negócio, devido à crise americana em 2008 que afetou diretamente nosso negócio e quase quebramos, pois os bancos não tinha como captar dinheiro para emprestar e quando o mercado voltou,  resolvemos crescer através do franchising e deu certo !

Mapa das Franquias: Por que transformar o negócio em franquia? Como ele foi formatado para o franchising?

André Oliveira: Percebi que tinha muita demanda e poucas empresas neste nicho, e muitas pessoas me procuravam querendo entrar e não sabia como fazer, foi aí que surgiu a ideia de franquear.

No começo não foi fácil pois não tínhamos experiência até porque somos uma empresa do interior do Paraná e não tinha muitos profissionais qualificados nesta área de franquias, foi um desafio para nós tivemos alguns erros e depois contratamos uma consultoria especializada para nós ajudar e aí deslanchou o negócio.

Mapa das Franquias: Que tipo de perfil é adequado para que alguém se torne franqueado? Qual a formação/conhecimento necessário?

André Oliveira: Queremos pessoas com espírito empreendedor e queiram liberdade financeira. Avaliamos o perfil e as experiências do candidato na sua trajetória  de vida e muitos são de outro ramo ou gerentes comerciais de bancos e empresas privadas.

Mapa das Franquias: André, o fato de você ter superado dificuldades no mercado pode ser convertido em conhecimento e transmitido aos franqueados? De que maneira?

André Oliveira: Sim, aprendemos na dor! Errando e perdendo dinheiro, isso fez com que os erros fossem minimizados e transmitido de forma correta aos franqueados, pois trabalhamos com treinamento e orientação.

Mapa das Franquias: Como é o contato com os franqueados no dia a dia? É utilizado algum meio eletrônico de contato?

André Oliveira: Sim e feito via Skype, telefone, Whatsapp e presencial, nós temos um grupo secreto com os franqueados onde são trocados experiências entre eles!

Mapa das Franquias: Qual o número de unidades hoje? Ainda é possível crescer?

André Oliveira: Hoje temos 70 lojas a previsão até final do ano mais 30 lojas.