Criada em 2016 pelo empresário Rafael Naves, a Duckbill é maior rede de cafeterias do país. Desde seu lançamento a marca sempre se preocupou em criar um ambiente único para seus consumidores e, com isso, além de priorizar a qualidade de seus produtos, passou a investir em lifestyle para os cookielovers.
Hoje, com mais de 160 unidades em funcionamento e 60 em implantação, a marca viu a necessidade de monitorar o negócio para um crescimento mais consistente e, para isso, contratou a Galunion, consultoria especializada no mercado de foodservice.
“Precisávamos entender qual era o nosso objetivo para os próximos anos e após a consultoria estamos reformulando nosso cardápio para podermos seguir nessa direção, com o foco no que fazemos de melhor, nossos cookies”, comenta André Felipe Portugal, Head de Marketing da marca.
Dentre os pontos identificados pela consultoria, ficou claro a importância de comunicar ao consumidor um atributo dos cookies da marca que são produzidos por ingredientes reconhecíveis de qualidade, pontos que estão alinhados a uma grande tendência do mercado: clean label, ou, alimentos “reais”.
Clean Label é um conceito em inglês que traz a ideia de fornecer um alimento saudável, com uma rotulagem clara e enxuta, não focando apenas em um rótulo legível e curto, mas por alimentos com menos aditivos químicos e uma composição, mas próxima do natural. “Estamos adicionando todas as informações necessárias referente aos nossos produtos à disposição do consumidor, mostrando nossa operação por dentro e agindo com muita transparência em todas as partes do processo”, pontua André.
Todo o processo da Duckbill é feito com o mínimo de intervenção de maquinário possível, portanto, os cookies são confeccionados majoritariamente à mão e a conservação deles é feita por congelamento à baixíssimas temperaturas, além de não utilizar aditivos químicos, nem aromas artificiais.
“Apesar de todo o volume da produção, nós nos preocupamos com a qualidade premium do produto e, indo na contramão de outras marcas do ramo, sempre utilizamos produtos de excelente qualidade, como por exemplo, uma boa manteiga e chocolate 100% manteiga de cacau, contra margarina e chocolate fracionado de outras empresas”, comenta.
A rede está preparando um treinamento especial para as unidades para que todos os colaboradores das mais de 160 unidades compreendam as alterações e essa nova comunicação. “Estamos progredindo com uma comunicação assertiva em cada uma das lojas, trabalhando de forma progressiva, evitando qualquer ruído na comunicação”.
Além de todo o cuidado com os produtos da casa, a Duckbill também estudou o mercado para criar o ambiente perfeito para os consumidores. “Ao longo desses anos, notamos que a marca se integrou aos clientes e principalmente como eles se identificaram com nosso “life style”, comenta.
As unidades possuem uma decoração moderna e arrojada, e logo se torna ponto de encontro para conversas, reuniões e momentos de descontração. “Não somos uma cafeteria tradicional, temos um conceito arquitetônico que atrai os clientes e conversa com nosso cardápio exclusivo. Nos tornamos um local onde nossos clientes têm orgulho de expor em suas redes sociais”, finaliza.