Os setores de seguro e financeiro estão com uma grande estimativa de alta e crescimento para este ano. Mesmo encontrando muitas complicações na economia internacional e nacional, com um agravamento ainda maior por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia e também de um cenário eleitoral brasileiro conturbado, as expectativas ainda são altas.
De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor de seguros poderá crescer até 10,3% durante este ano, comparado com 2021. Além disso, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), estima um crescimento de 9% a 11% no volume de crédito neste ano.
Nas projeções feita pela CNseg por segmentos de seguro, reforça a tendência de alta pela proteção contra riscos. O seguro de Saúde Suplementar terá uma alta entre 7,1% e 12,3%, já o de Danos e Responsabilidades poderá evoluir de 4,6% a 12,5%. No segmento de Cobertura de Pessoas e o de Capitalização a expectativa também é de aumento, sendo de 3,8% a 9,7% e 2% a 6,9%, respectivamente.
Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), em fevereiro deste ano o aumento na procura por crédito foi de 21%, comparado ao mesmo período do ano passado. O índice também aponta que esse mercado cresceu 10% de janeiro a fevereiro deste ano.
Além disso, de acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), em junho do ano passado o número de investidores em consórcios chegou a 8,04 milhões no Brasil, 9,5% a mais comparado com o mesmo período de 2020. O financiamento imobiliário também teve uma alta significativa em 2020, registrando um aumento de 58% em relação a 2019, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Franquias de seguro e crédito em alta
As franquias de seguro e crédito estão localizadas no segmento de “serviços e outros negócios”, dentro disso, é possível notar uma alta no faturamento desse setor. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse setor obteve uma arrecadação no primeiro trimestre deste ano de R$ 7.010 bilhões, sendo que no mesmo período do ano passado o faturamento foi de R$ 6.601 bilhões, um aumento de 6,2%.
O CEO da BidonCred – rede de seguros e serviços de créditos consignados e financeiros – Felipe Wichmann, afirma que esse é um bom momento para investir no setor. “É possível notar que ambos os segmentos têm amplo espaço para crescimento, ou seja, contar com uma rede que oferece os dois tipos de produto ajuda o empreendedor a aumentar o seu faturamento.”
Rede conta com quatro frentes
A rede de franquias BidonCred, conta com a possibilidade de o franqueado trabalhar com quatro vertentes, oferecendo uma gama de produtos relacionados a seguros, créditos, financiamentos e consórcios.
No segmento de seguros a rede disponibiliza uma grande variedade em opções, sendo direcionados para acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, seguro bike, seguro portáteis, além do carro-chefe da franquia, seguros de automóveis e de vida.
Na parte financeira também é possível encontrar diversas soluções. Entre elas estão o empréstimo consignado, crédito empresarial, cartão, crédito pessoal, C6Pay, consórcio, maquininha de cartão, portabilidades, financiamentos, programa de vendas, entre outros.
Felipe detalha que quanto mais produtos tiver para oferecer melhor será para o franqueado. “Com isso, ele poderá suprir qualquer necessidade que o cliente tiver no momento em que buscar uma das unidades de nossa franquia.”
Vantagens de trabalhar com o segmento
Ao contar com uma franquia que possui especialidade em dois setores, o franqueado se torna um especialista em gerar soluções para o seu cliente, pois ele poderá atender com produtos na área financeira ou em proteção e amparo para determinadas ocasiões.
“Uma de nossas vantagens é justamente oferecer todos os tipos de produto que o cliente necessita, desde o financiamento ou consórcio para adquirir o carro próprio até o seguro para proteger o bem novo”, salienta o CEO da BidonCred.
Ou seja, um negócio que oferece essa quantidade de produtos sairá na frente de uma boa parte dos seus concorrentes, pelo fato de algumas empresas não oferecerem ambos os produtos, fazendo com que o cliente busque pela complementação desse serviço em outro local.
Ticket médio mais alto
Além das vantagens citadas, ao contar com essas opções o franqueado tem a possibilidade de aumentar o seu faturamento, pois o cliente terá mais de um produto em mais de um segmento para contratar.
Wichmann explica que por um produto complementar o outro, consequentemente, no final o ticket médio será mais alto. “Por exemplo, se o cliente busca por um financiamento imobiliário, para a compra da casa nova, automaticamente ele poderá ser levado para o seguro residencial para a proteção do seu novo imóvel. Com essa complementação em um único local, o fechamento da venda se torna mais ágil.”
Comissionamento atrativo
Um dos benefícios de ter uma franquia desse segmento é o comissionamento, pois além do franqueado contar com uma diversidade de produtos, ele também tem a possibilidade de escolher o comissionamento que deseja aplicar nos produtos, principalmente na área de seguros.
“No momento da cotação ele determina quanto colocar, podendo ser de 10% até 25% somente de comissionamento, que varia conforme o valor do prêmio, ou seja, o valor do seguro para cada produto”, explica Felipe.
Já na área de crédito a forma de faturamento se diferencia. Nesse caso o franqueado terá a liberdade de efetuar a escolha de comissionamento em alguns momentos, sempre conforme as tabelas vigentes das instituições financeiras. O faturamento pode chegar até 15%, mas em outros casos os mesmos são determinados pelos bancos conforme análise de perfil do cliente.
Modelo de negócio em evidência
Atualmente, a BidonCred conta com dois modelos de negócio compactos e de alta rentabilidade. Um dos desses está em destaque, que é o home office, pois de acordo com os dados da ABF esse formato representa 14,8% das franquias.
O modelo home based conta com uma estrutura baixa, sendo necessário apenas um computador, telefone e internet, sem a necessidade de funcionários, otimizando os custos operacionais do franqueado. “Nesse formato é necessário investimento inicial de R$ 15.590, incluso taxa de franquia mais capital de giro e o custo de abertura da empresa. O faturamento médio mensal é de R$ 15 mil, com um prazo de retorno estimado entre 2 e 3 meses”, detalha Wichmann.
Além disso, para o empreendedor que deseja um modelo mais robusto, ele poderá optar pela loja física. Esse formato oferece mais visibilidade do negócio e é solicitado um investimento inicial a partir de R$ 28.590 (incluso taxa de franquia + capital de giro e gastos para instalação). “O faturamento médio mensal pode chegar em torno de R$ 40 mil por mês. O retorno do investimento fica entre 18 e 24 meses”, explica o CEO da BidonCred.