“Nunca cheguei a desistir das minhas decisões e sempre vou até o fim, afinal, se fosse fácil chegar aonde a gente quer chegar, todo mundo estaria lá” – foi com esse pensamento que Lívia Ramalho tomou a decisão de trocar a carreira de direito por seu empreendimento próprio, aos 26 anos.
Seu marido, Josenildo Ramalho, partilhou da mesma decisão quando, em 2018, deixou a carreira no Núcleo de Apoio da Saúde à Família (NASF), em João Pessoa, para ser seu sócio na franquia Acuidar. Ele também atuava como personal trainer e professor de academia nas horas vagas – “Tivemos vários desafios. No início, morávamos em João Pessoa e sempre ficávamos viajando para Recife para atender clientes e fazer treinamentos com cuidadores e toda a gestão a distância”, comenta.
Sobre não dar prosseguimento a sua carreira jurídica e apostar na franquia Acuidar para a sua estreia no mundo dos negócios, Lívia pontua: “Acredito que nossas vontades, valores e prioridades nos ajudam a tomar boas decisões. Sempre tive dentro de mim um desejo forte de buscar os meus sonhos e objetivos. Conseguir suportar todo o processo com as mudanças, até chegar lá, se torna desafiante”.
Em parceria, Josenildo e Lívia começaram as atividades na nova empreitada, mas o início não foi fácil. A transição de carreira, paralela ao começo de um novo empreendimento, exigiram coragem de ambos. “Posso resumir esse processo em três palavras: dedicação, superação e perseverança. Com a transição de carreira tive que me mudar de estado para atuar de forma full time na cidade de Recife e me dedicar a uma área diferente. Mas, ao mesmo tempo, bastante promissora e de grande relevância no mercado”, revela Lívia, que conclui: “Todos nós precisamos passar por momentos ruins para recebermos os momentos bons. É necessário abdicar de muita coisa e pensar sempre à frente, dando o nosso máximo e o melhor que podemos ser para atingir os nossos objetivos”.
Josenildo acrescenta a importância de terem tomado essa decisão em conjunto: “O fato de empreendermos em casal facilitou ao lidarmos com todos os desafios. Acredito que esse modelo de negócio se encaixa bem para quem quer fazer negócios com o parceiro e deseja prosperar financeiramente”, explica. “Sempre estive acompanhando minha esposa no processo de crescimento da empresa e apoiando sempre que precisava. Um dos grandes desafios foi no ano da pandemia, em 2020, que apesar das dificuldades, conseguimos chegar ao nosso primeiro milhão”, acrescenta o profissional.
Os resultados da perspicácia do casal não demoraram a aparecer e o sucesso da franquia se revelou ascendente. Hoje, o faturamento médio mensal da empresa gira em torno de R$ 300 mil, com lucro de 20% a 30%. A dupla não pretende parar nesses números: “Nossa meta é impactar muito mais vidas em nossa região, levando uma assistência acolhedora, empática e qualificada, selecionando os melhores profissionais para cuidar dos nossos assistidos”, enfatiza Ramalho.
“A Acuidar Recife tem se destacado pela dedicação em apresentar um time engajado, sempre seguindo a cultura da empresa, procurando melhoria contínua do serviço, levando amor em forma de cuidados e proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida para todos os clientes”, reforça Josenildo.
Com a comemoração de cinco anos da unidade Acuidar Recife, Lívia revela que não se arrepende da mudança de carreira e se orgulha de sua trajetória. A empreendedora encoraja aqueles que se inspiram em sua história, motivando-os a não desistir. “É necessário seguir sempre em frente e não deixar os obstáculos te impedirem de agir, empreender dá trabalho, crescer dá trabalho e ser bom e referência também. É uma honra para nós sabermos que a nossa trajetória até aqui vem sendo gloriosa e os próximos cinco anos também serão incríveis”, finaliza.