No próximo 7 de julho, “Dia Mundial do Chocolate”, a Croasonho, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em croissants recheados, celebra a data com uma promoção exclusiva para dividir com os amigos e degustar o doce. Na compra de dois croas de chocolate (ao leite, branco ou ao leite com branco), mais uma Coca-Cola Original, o cliente receberá uma Coca-Cola Sem Açúcar de cortesia. A promoção será válida somente no dia, para vendas no balcão, e não é cumulativa.
Produzido artesanalmente, o Croasonho é crocante por fora e macio por dentro. Na primeira opção, o pãozinho leva como cobertura o puro chocolate ao leite Nestlé®, enquanto que na segunda, o croa é coberto por chocolate branco Nestlé®. E para quem gosta de ambas, a terceira opção traz a mistura dos dois tipos.
Chegada do “ouro negro” à Europa
A data escolhida para o Dia do Chocolate remete à chegada do produto à Europa, mais precisamente no antigo Sacro Império Romano-Germânico (atual território composto por Bélgica, Croácia, Itália, Países Baixos, França e Polônia), ainda no Século XV, quando, até então, era conhecido apenas pelos Maias e Astecas. Visto como um símbolo de riqueza e poder da aristocracia no continente, o doce se tornou popular apenas 300 anos depois, durante a Revolução Industrial.
No Brasil, o tempo foi ainda maior, já que o primeiro registro de chocolate em terras tupiniquins foi na Bahia, em 1746, quando o fazendeiro Antônio Dias Ribeiro ganhou de presente de um amigo francês algumas sementes de cacau, que prosperaram no local, graças ao clima e solo favoráveis. Tal episódio também inspirou obras literárias do escritor Jorge Amado.
Desde então, o chocolate se tornou um dos produtos favoritos do brasileiro – e do mundo todo, por que não -, tendo diversas versões produzidas e receitas cada vez mais incrementadas e criativas, que cabem na dieta e no bolso. O ingrediente é indispensável para muitos, que se autodenominam “chocólatras” e consomem pelo menos uma pequena porção diariamente.
Isso fica evidente quando vemos os números da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), que revelam que, atualmente, o país é o quinto maior mercado no mundo do produto e teve aumento na produção de 11,43% no primeiro semestre de 2022, após atingir 511 mil toneladas no final de 2021.