Cresce o mercado para lojas especializadas em times de futebol

Tornar-se franqueado de uma loja de time de futebol brasileiro é para muitos brasileiros a oportunidade de estar mais próximo do time do coração. São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco da Gama e Internacional saíram na frente ao lançarem suas lojas com produtos licenciados no País. Com investimentos a partir de R$ 50 mil e cerca de 30 meses para o retorno do investimento este sonho pode se tornar a realidade para muitos aficionados pela redonda. 

Na lista de itens constam camisetas, abrigos, roupas íntimas, toalhas, bandeiras, brinquedos, bonés, chaveiros, canetas, entre outros objetos e mimos que encantam milhões de brasileiros ávidos para consumir algo que remeta o seu time de futebol.  

 

De acordo com estudos sobre a receita esportiva no Brasil, a renda dos clubes brasileiros com ingressos para os jogos representa apenas 7% das receitas do futebol no País. O restante vem de outras fontes, como a mídia e o licenciamento da marca. “O Brasil é hoje um dos mercados com maior potencial de crescimento porque existe uma demanda enorme. Trata-se de um filão com projeção de crescimento em quase todas as regiões do Brasil. Esse negócio tem florescido ao redor do mundo”, diz Mário Andreotti, consultor de mercado esportivo.

Para o consultor e dirigente esportivo José Carlos Brunoro, que nos anos 1990 representou a Parmalat na vitoriosa parceria com o Palmeiras, esse é um dos itens mais valiosos. “A franquia é um bom negócio para o empreendedor, porque ele usa uma marca consolidada e tem acesso a uma metodologia de trabalho”, finaliza.

Enquanto no Brasil ainda é impossível para as pessoas físicas investirem em ações dos times, o contrário acontece em clubes da Europa. Por exemplo, o Manchester United é listado em bolsa e investimentos milionários em times como o Queens Park Rangers e Arsenal, da Inglaterra, são comuns no mercado esportivo. E, mais recentemente, empresários dos Emirados Árabes Unidos, encabeçados pela Autoridade de Investimento do Catar, adquiriu o passe do Paris Saint-Germain. Torcer e investir tornou-se um dos melhores investimentos .