Em um ano de muitas dificuldades, o pessimismo pode acabar impactando a equipe da sua franquia. Para não cair nesta cilada da desmotivação, é preciso manter o moral da equipe alto para estimular a produtividade e assim conquistar resultados positivos.
Isto não significa adotar uma postura ingênua, acreditando que tudo está muito bem e que não há riscos, mas sim encarar as dificuldades com disposição, buscar soluções alternativas para superar as barreiras e assim desenvolver habilidades importantes como resiliência, capacidade de improviso e coragem para encontrar soluções que ajudarão a vencer a crise.
Como a desmotivação pode causar prejuízos
Uma equipe desanimada por perceber a baixa no número de clientes, se deparando diariamente com uma loja vazia, por exemplo, pode ser ainda pior para os resultados, pois com tanta desmotivação, sua equipe pode acabar se tornando incrédula, não aproveitando as oportunidades de negócios com os clientes que visitam sua loja.
A “síndrome da certeza do fracasso” pode gerar atendimentos ruins, diminuir a disposição para o trabalho e também pode estimular a sensação de insegurança e incerteza com relação à manutenção dos postos de trabalho, o que faz com que funcionários se empenhem cada vez menos em suas tarefas.
Como otimizar gastos e motivar equipes
Com a queda no movimento em várias lojas franqueadas, devido à desaceleração do impulso de compra, incentivada por fatores como a alta da inflação, os custos fixos e com a estrutura do ponto comercial não estão diminuindo como os franqueados gostariam.
Com ou sem clientes nas lojas, despesas como a luz, telefone, água, condomínio, entre outras, continuam no calcanhar dos franqueados, por isto, este é um ótimo momento para otimizar suas despesas e recursos com a ajuda da sua equipe. Procure adotar atitudes como:
Transparência e comunicação eficiente
Procure manter a transparência sobre a situação atual do negócio e as necessidades de progressos e avanços. Uma comunicação clara, especialmente em tempos difíceis, gera confiança e desperta a solidariedade dos colaboradores.
Estimule soluções criativas
Como alguns cortes no orçamento acabam sendo necessários, ao invés de “passar a tesoura” de forma radical, procure estimular sua equipe a propor soluções criativas para ajudar nos cortes dos excessos e na economia. Você pode se surpreender positivamente com as ideias e incluindo-os no processo manterá todos unidos.
Ofereça treinamentos em horários alternativos
Com a queda no movimento, analisando melhor os horários de pico e de queda acentuada, aproveite os intervalos com movimento mais fraco para realizar treinamentos motivacionais para sua equipe, assim consegue aproveitar melhor os recursos de sua loja e reduz o tempo ocioso que contribui para a desmotivação.
Dicas extras para incentivar a equipe da sua franquia
– Seja justo e reconheça as ações do profissional
– Preserve o bem-estar do colaborador
– Desenvolva oportunidades para o crescimento na carreira
– Envolva os profissionais em diferentes projetos
– Incentive a evolução profissional e pessoal dos membros da equipe
– Mantenha o controle das demissões e a rotatividade de funcionários
– Evite uma queda na gestão, incentivando a segurança e confiança dos profissionais para com a organização.
– Incentive a interação entre os gestores e membros da equipe
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