Criada em 2016 pelo empresário Rafael Naves, a Duckbill, rede de cafeterias, traz uma novidade para quem deseja empreender em um dos setores que mais cresce no franchising, o de alimentação. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a ABF, só no último trimestre o setor obteve um crescimento de 22,3% no faturamento, ao ser comparado ao mesmo período do ano anterior.
Esse acúmulo acontece principalmente pela capacidade das marcas de se reinventarem para atrair novos consumidores e investidores. Sabendo disso, a Duckbill está lançando um novo modelo de negócios, a Duckbill Container. “Verificamos que muitas cidades pequenas desejam ter uma unidade nossa na região, estudamos o processo e criamos esse modelo que se adequa as necessidades das cidades pequenas em praças, terrenos, espaços de esporte e que também supre a necessidade de cidades grandes onde pode se ter uma Duckbill dentro de uma grande empresa, por exemplo”, conta Joel Pedroso, supervisor de expansão da marca.
Para os investidores interessados no novo modelo de negócio será necessário investir R$150 mil, o faturamento médio é de R$ 51 mil, com lucratividade de 18% e um prazo de retorno de 18 a 24 meses. Hoje a marca conta com quatro modelos de negócios (loja standard, light, to go e quiosque), e os valores de investimento variam de R$ 168 mil à R$ 324 mil, dependendo do modelo escolhido.
Em 2021, a rede comercializou 110 unidades e atingiu o faturamento de R$ 42 milhões de reais. Já em 2022 a rede começou o ano com 150 unidades em funcionamento, hoje, conta com mais de 170 e a expectativa é comercializar pelo menos 50 novas lojas e faturar em média R$100 milhões, além de manter o catálogo de produtos atualizados e focar na criação de itens colecionáveis e exclusivos para os consumidores da loja.