O número de adoções de animais domésticos cresceu 50% no ano passado, segundo o Instituto Pet Brasil. O isolamento social durante a pandemia desencadeou uma busca para encontrar um animalzinho para ter como companhia e enfrentar esse período.
Na contramão de alguns segmentos, o mercado pet global se manteve estável e promissor. Ele movimenta cerca de R$ 130 bilhões por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor.
Para quem está em busca de empreender, investir em um mercado que apresenta tanta demanda é uma boa alternativa para ter o próprio negócio e estabelecer-se no mercado.
Para quem deseja manter-se competitivo no varejo pet, o sistema de franchising tem se mostrado um caminho mais assertivo para começar empreendendo, até porque, segundo Vinícius Alamino, CEO da Pettia Franchising, são modelos de negócios estruturados.
Alimentação balanceada
Preocupados com a saúde do seu bichinho, a busca por uma alimentação mais saudável também cresceu no universo pet. Isso tem contribuído para uma melhor saúde, o que consequentemente possibilita a longevidade desses animais.
Vinícius conta que são inúmeros os benefícios de agregar a suplementação alimentar no dia a dia do pet. “Contamos com diversos de produtos que se destinam para as necessidades de cada animal: idade, pelagem, energia, disposição e espécie. Temos suplementos animais e uma linha específica de adubação orgânica para plantas. Todos esses produtos possuem fórmulas exclusivas, ricas em vitaminas e minerais produzidas por uma fábrica parceira com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementação”, diz.
O empresário pontua que esse assunto tem despertado o interesse de muitas pessoas em adicionar na alimentação do seu pet, bem como comercializar esse tipo de produto.
Assim como os humanos que necessitam, muitas vezes, suplementar suas dietas para prevenir doenças e problemas de saúde, com os pets não é diferente. Afinal, eles precisam de todos os cuidados para se manter fortes e saudáveis.
“Uma alimentação balanceada vai fornecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo deles. Porém, nem sempre a alimentação é suficiente para suprir todas as vitaminas que eles precisam, daí a importância de consumir os suplementos vitamínicos”, acrescenta Vinícius.
Franquia home office
Não é de hoje que as franquias home office crescem no mercado. A pandemia atestou ainda mais que é possível trabalhar diretamente da própria casa mantendo o mesmo nível de qualidade de inúmeros serviços. Além disso, trabalhar em casa tornou-se tendência, e especialistas acreditam que haverá uma adoção maior ao formato no futuro.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre deste ano as unidades franqueadas no formato home office representavam 10,3% das franquias no mercado. Isso representa um aumento de 3,2% em 2021 com relação ao ano passado.
Ainda segundo a Associação, em 2020 as franquias que operavam home office representava 7,1% do setor, enquanto que no ano anterior, apenas 6,7% das franquias funcionavam nesse formato.
O modelo de negócio da Pettia tem fácil operação e atua exclusivamente home office. Inclusive, ela é a primeira franquia nesse formato de suplementação alimentar pet no Brasil. O franqueado poderá realizar vendas por meio da loja on-line. Para isso, ele terá um código exclusivo para que o cliente consiga adquirir os produtos e ele receber uma parte do valor da venda. Ele também poderá atuar como consultor de venda direta, seja para pet shops ou direto para o consumidor final.
O franqueado poderá atuar em todo território nacional. O investimento inicial, incluindo taxa franquia, capital de giro e custos de implantação do negócio é de R$14.999,00 para cidades de até 200 mil habitantes. O faturamento médio estimado é outro atrativo dessa microfranquia: R$ 16,2 mil, com prazo de retorno do investimento estimado entre 6 meses.
A rede, que trabalha com taxa de franquia de acordo com o número de habitantes do território de atuação, conta ainda com valores de investimento para municípios maiores, sendo de R$24 mil para cidades entre 201 mil a 500 mil habitantes; e taxa de franquia de R$35 mil para cidades acima de 501 mil habitantes.
“Trata-se de um modelo de negócio promissor e que gera muitas oportunidades. Trabalhar diretamente da própria casa traz grandes benefícios, desde melhor qualidade de vida, possibilidade de fazer os próprios horários, economia – já que não há gastos com aluguel de espaço -, evita horas perdidas no trânsito, entre outros”, finaliza o empresário.