A rede de franquias Chiquinho Sorvetes chega a 800 unidades em funcionamento e segue com seu plano de expansão para 2024. No ano passado, a marca registrou um faturamento de R$ 774 milhões, representando um aumento de 17% em relação à receita de 2023. Números que consolidam a empresa como a maior rede de sorveterias do mercado brasileiro e uma das 50 maiores companhias do franchising nacional em 2023.
Presente em todas as regiões do país, o ritmo de crescimento da Chiquinho ganhou força nos últimos anos quando a empresa apostou na diversificação dos seus modelos de negócios. Atualmente, a marca oferece seis diferentes tipos de estruturas planejadas e aptas a serem operadas tanto em pequenas cidades quanto em grandes centros urbanos e comerciais.
A última novidade foi apresentada ao mercado no ano passado, o Quiosque Externo. A unidade mais compacta pode ser instalada em espaços a partir de 9m² (metros quadrados) e ainda manter a capacidade operacional de estruturas mais espaçosas. “Essa maior versatilidade contribui para atrair cada vez mais investidores interessados na operação. Apesar de ocorrer em ritmo acelerado, a expansão aconteceu de forma estruturada, gradual e planejada, sem que nosso padrão de atendimento ao cliente e a qualidade dos produtos fossem prejudicados no processo. Prezar pela excelência é um valor que sempre marcou nosso negócio e que nos ajudaram a crescer”, afirma Isaias Bernardes, presidente do Grupo CHQ.
Aliado à boa reputação da marca diante do público, o sistema integrado de suporte 360 oferecido ao franqueado é apontado como outro fator que contribuiu para impulsionar o crescimento da Chiquinho. Todas as demandas necessárias para manter a operação de loja são gerenciadas pela CHQ Companhia de Franchising, uma holding criada em 2010 e que reúne empresas especializadas em marketing, arquitetura, tecnologia, distribuição e logística. “Esse suporte dá a segurança necessária para que o franqueado consiga se dedicar a questões mais estratégicas dentro da unidade franqueada e ainda garante a padronização desde o layout das lojas até a qualidade dos insumos utilizados na composição dos produtos”, explica.
Todos esses aspectos contribuíram para elevar o número de multifranqueados da Chiquinho. Atualmente, a cada 10 novas franquias comercializadas seis são para franqueados interessados em ampliar o número de unidades.
Rede quer manter ritmo de expansão
A Chiquinho segue seu plano de expansão e projeta atingir o número de 900 unidades em funcionamento no Brasil até o início de 2025. Dessa forma, ajustou o foco para estados e regiões do país em que a presença da marca é menor. Ao todo, foram 62 inaugurações em 2023. Isso porque, além das 35 inaugurações agendadas, outras 115 implantações já estão em andamento.
A rede também investe em um novo centro de operações que reunirá todas as empresas do grupo em um único complexo. Nomeado de Cidade Chiquinho, o espaço funcionará em uma área de 250 mil m² (metros quadrados), às margens da rodovia Washington Luís, em São José do Rio Preto/SP. O complexo concentrará toda a operação da rede, unindo a estrutura administrativa e logística do grupo que, atualmente, funcionam em prédios diferentes e que estão distribuídos em Rio Preto e Mirassol.