Há 39 anos, o Divino Fogão iniciava sua história no mercado de Food Service com uma proposta precursora de buffet self-service em shopping center. Hoje, a rede possui mais de 210 pontos de venda. Com objetivo de ampliar sua atuação, a empresa conta com um formato de negócio de cozinha invisível, também conhecida como dark kitchen, voltada 100% ao delivery. Dessa forma, a franquia expande sua presença em pequenas, médias e grandes cidades. Em setembro deste ano, a marca chegou à Canoas, quarto município mais populoso do Rio Grande do Sul. Só em outubro, um mês após a inauguração, a operação registrou mais de 500 pedidos.
Sob o comando de Deivid da Silva, de 34 anos, a dark kitchen do Divino Fogão foi escolhida após muita pesquisa. Proprietário há cinco da pizzaria Pizza Mega Delivery, a intenção era ampliar a oferta de pratos do negócio e, consequentemente, o faturamento. Dessa forma, o empresário buscou por alternativas no mercado, seguindo a tendência de cozinha compartilhada. “Durante a pandemia, esse movimento estava muito em alta. A escolha pelo Divino Fogão veio por conhecer o trabalho da rede e por toda a experiência de mercado. Entrei em contato neste ano e rapidamente demos início ao projeto”, conta. Atualmente, a operação conta com seis marcas, sendo Divino Fogão, Box Divino, Fazenda das Delícias, que fazem parte do portfólio da franquia, além de Pizza Mega Delivery, Empório das Massas e Bela Massas, marcas próprias do empresário.
Em formato de licenciamento, as dark kitchens da rede de alimentação contam com um investimento inicial de R$ 19,5 mil destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento. Isso significa que é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da cozinha invisível. O projeto foi elaborado em parceria com a Guersola Consultoria.
“Nosso objetivo com a dark kitchen do Divino Fogão era aproveitar o tempo ocioso da cozinha, principalmente, durante o horário de almoço. Com a chegada da marca na cidade, oferecemos aos moradores uma opção saborosa, de qualidade e acessível. Além disso, enxergamos um grande potencial para o mercado de comida regional e brasileira em Canoas. A expectativa é aumentar o faturamento do negócio em até 20%”, finaliza Deivid.