Uma franquia de pizza de alta tecnologia, congelada com hidrogênio, prepara sua expansão nacional no mercado de franquias. A Oca de Savóia já possui 37 unidades, incluindo operações em estádios de futebol do Rio Grande do Sul, como o Beira-Rio e a Arena do Grêmio.
A rede existe desde 2007 e seu jeito de vender pizza em “slice” (fatias) agradou em cheio o paladar dos gaúchos.
Hoje a marca consegue vender 5 mil fatias em cerca de duas horas. E um dos segredos é um sistema de ultracongelamento que conserva as pizzas por até três meses, sem que se perca o sabor. E o melhor: sem a necessidade de utilização de conservantes químicos. A base de tudo é o hidrogênio, descoberto em viagem às melhores pizzarias dos Estados Unidos.
Conversamos com Fábio Xavier, CEO da Oca de Savóia, para entender melhor a franquia e sua relação com os franqueados. Confira.
Mapa das Franquias: O hidrogênio pode alterar de alguma maneira o sabor da pizza? Como manter a integridade do produto?
Fábio Xavier: Pelo contrário. O fato de ultracongelar por esse método evita o uso de conservantes e a desidratação dos produtos mantendo as características de sabor e nutrição dos alimentos.
Mapa das Franquias: Por que a opção pela presença em estádios de futebol como Beira-Rio e a Arena do Grêmio? A ideia é chegar a outros estádios?
Fábio Xavier: Nossa opção é cada vez mais fazer parte dos momentos de comemoração e alegrias dos nossos consumidores e amantes da marca. A projeção é crescer nesse segmento e chegar a outros grandes estádios/arenas; melhorar a experiência de um número maior de torcedores apaixonados por futebol, que é o esporte mais significativo e envolvente em nosso país.
Mapa das Franquias: Por que preferem vender a fatia de pizza? Como isso impacta na aceitação do público e na operação do franqueado?
Fábio Xavier: A opção de pizza slice é uma forma moderna e conveniente de consumir um produto tradicional e que todos gostam. Esse formato, com embalagens criativas, transforma e dá acesso a muito mais consumidores que antes não podiam desfrutar de uma boa pizza sem ter que comprá-la inteira. Além do mais, tornamos a pizza um alimento para qualquer hora do dia, seja para refeições ou lanches rápidos.
Mapa das Franquias: Como foi a visita aos EUA e quais as dificuldades ao trazer as tecnologias de lá para a realidade brasileira?
Fábio Xavier: A maior dificuldade está no paladar e nas exigências de segurança alimentar. O brasileiro gosta de pizza com muito mais cobertura (toppings) e as exigências de segurança alimentar no Brasil são maiores nesse sentido, já que não podemos manter o produto finalizado exposto por muito tempo, como é feito nos EUA. Para nós e nossos clientes, é ótimo, já que fazemos cada fatia na hora e entregamos um produto com muito mais qualidade.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento do franqueado parar lidar com o hidrogênio? E para a operação, de maneira geral? É preciso ser “pizzaiolo de mão cheia”?
Fábio Xavier: Esse é um grande diferencial para nossos franqueados. Como fazemos toda a produção das massas de pizzas e molhos conseguimos manter tudo 100% natural e o franqueado não precisa se envolver com essa parte do processo. Recebe tudo pronto para a montagem das pizzas, massas ou “ocarones” (calzones da oca). Além disso, a necessidade de mão de obra especializada fica muito reduzida, o que mantém uma excelente relação de custo para os franqueados, aumentando a lucratividade do negócio.
Crescimento e origens
Mapa das Franquias: Trecho do release da Oca de Savóia:
“Até o final de 2018, a marca prevê uma verdadeira invasão à região sudeste do país. A Oca de Savóia prevê agregar mais 24 unidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.”
Mapa das Franquias: Qual é a estratégia para conseguir esse crescimento?
Fábio Xavier: Estamos muito empolgados com a aceitação do nosso negócio por parte de grandes shoppings do Brasil todo. Estamos com equipe mapeando os principais pontos e buscando as melhores pessoas para serem nossos franqueados. Para ser um franqueado Oca de Savóia, precisa ter visão empreendedora e capacidade de implantação dos nossos padrões e processos de produção. Além disso, é claro, gostar de pizza!
Mapa das Franquias: Para concluir, por que esse nome? Qual a conexão com a brasilidade?
Fábio Xavier: Nossa marca é fruto de um longo e completo estudo. Carregamos em nosso nome a brasilidade com o que há de mais raiz, que é a habitação indígena nativa de nossas terras (oca). Aliamos isso a sofisticação do paladar da rainha italiana Margueritha de Savóia. Por ser apaixonada por pizza, foi criado um sabor em sua homenagem, o famoso margueritha.