Bancos oferecem linhas de crédito para financiar franquias

Nem sempre é possível ter todo o recurso financeiro para abrir uma franquia. Especialistas não recomendam, mas não descartam de que há casos que não existe outra forma a não ser pedir um financiamento. Existem redes de franchising que financiam o futuro franqueado. Já outras redes não. Quando a falta de dinheiro bate na porta do empreendedor, e este não possui outra forma de pegar dinheiro emprestado por taxas menores com algum conhecido, a opção é recorrer aos bancos. Empresas como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) fornecem uma linha de crédito exclusivo para franqueados.

A linha de crédito da Desenbahia especial para abertura e manutenção de franquias foi criada para facilitar e auxiliar o empreendedor. O financiamento é de até R$ 250 mil, com taxas de juros de 8,0% ao ano, prazo de até cinco anos, incluídos até um ano de carência. De acordo com o Diretor de Negócios da Desenbahia, Luiz Claudio Guimarães, investir no micro e no pequeno empresário é uma forma de ajudar a desenvolver a economia local. Guimarães explicou que “o segmento de franquias na Bahia está em frequente ascensão. Visamos o fortalecimento do segmento no estado, contribuindo com a geração de emprego e renda para nossa região”. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site: http://www.desenbahia.ba.gov.br/Credito_Financiamento2.aspx?id=99&titulo=CREDIBAHIA%201%C2%BA%20PISO&query=finAba1 

Para quem não está na Bahia e precisa de um auxílio financeiro algumas redes bancárias disponibilizam programas para fraqueados. Confira:

  • CEF Franquia – Caixa Econômica Federal

O programa da Caixa é destinado ao ramo de franchising e oferece recursos de capital de giro, antecipação de receitas, financiamentos para investimento, convênios, dentre outros recursos. O valor máximo financiável é de R$ 400 mil e o percentual máximo financiável pode variar entre 30% a 60%, de acordo com a rede de franquia escolhida. A taxa de juros é de 5% mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo prazo). 

Informações: http://www.caixa.gov.br/empresa/franquias/Paginas/default.aspx

  • BB Franquia – Banco do Brasil

O programa do Branco do Brasil disponibiliza o acesso a produtos e serviços, como o Proteger Urbano Empresarial, no qual o empreendedor pode instalar ou modernizar a franquia, pagando o financiamento em até 72 vezes. Além deste, possui o BB Giro Empresa Flex, que fornece capital de giro com prazo de pagamento até 36 meses. Também há outras vantagens. É necessário que o franqueador seja conveniado ao BB Franquia.

Informações: http://bbsimplifica.com.br/franquia

  • Desenvolve SP

O programa do Governo do estado de São Paulo, o Desenvolve SP, oferece dois planos para os franqueados: um para a ampliação e o outro para a modernização, com prazo de até 60 meses para pagar. Também tem o plano para Abertura da franquia, com prazo de até 36 vezes. A taxa é de 0,57% ao mês, e permite financiar até 70% do valor dos itens. Possui um ano de carência. 

Informações: http://www.desenvolvesp.com.br/portal.php/franquias

  • HSBC

O HSBC foi o primeiro banco privado a ter uma linha de crédito especial para o financiamento de franquias. Para a expansão da rede o valor pode ser parcelado em até 42 meses. O financiamento pode chegar até 60% do valor projetado. Se aprovado, o dinheiro vai diretamente na conta-corrente do franqueado. Informações: http://www.hsbc.com.br/1/2/franquias

  • BNDS

O BNDS lançou em 2013 uma linha de crédito, porém quem deve pedi- lá é o franqueador e não o franqueado. Os valores, juros e prazos variam de acordo com a rede e com o projeto. Os pedidos devem ser realizados em bancos credenciados ao BNDS.

Informações: http://www.bndes.gov.br/

  • Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste possui linha de crédito para franqueadores e franqueados que atuam em todo o Nordeste, Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Todas as etapas do negócio podem ser financiadas. O Banco tem parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

Informações: http://www.bnb.gov.br/franquias2

  • Banrisul

O Banco Banrisul, do estado do Rio Grande do Sul, também possui linhas de atendimento para franqueados e franqueadores. O Banrisul é parceiro da ABF e conta com serviços diferentes para os empresários interessados em se tornar um parceiro do banco. A linha de crédito para capital de giro é disponível apenas para os franqueados associados a ABF. 

Informações:http://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw03hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=2048

Financiar?

O melhor é não financiar 100% a franquia, pois uma grande dívida não é bom para negócio que está nascendo. Se não tiver como fugir do financiamento o melhor é tentar financiar o menor valor possível. O recomendável é procurar a Associação Comercial do estado, a ABF e/ou Sebrae e preparar um plano de negócios com visão de curto, médio e longo prazo.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!