Medo não é uma palavra que combina com a empreendedora Jéssica Aline da Rocha. Cursando faculdade de Biologia em 2017, ela tinha um trabalho estável em Belém (PA), sua terra-natal, como professora. Ao engravidar, no ano seguinte, quis prover o que havia de melhor à filha e, para complementar a renda, passou a fazer escova nos cabelos das vizinhas. Os elogios ao seu talento a fizeram se matricular em um curso da L’Oreal, para se tornar cabeleireira. “Sempre acreditei que, quando colocamos energia e foco em algo, conseguimos transformar até os pequenos momentos em grandes oportunidades. Após a finalização do curso, fui convidada pela L’Oréal para me tornar instrutora de curso da marca”, recorda-se.
Apesar de aceitar a proposta, mais uma vez, a maternidade falou mais alto na vida de Jéssica: ela precisava buscar o bebê, de apenas 18 meses, na creche, e os horários não coincidiam. Então, ela ofereceu seus serviços ao Hasegawa Studio de Beleza, rede de franquias de salões de beleza multisserviços, e passou a treinar os profissionais da rede, como funcionária.
Jéssica se saiu tão bem que, quando a marca lançou suas franquias, ela vendeu tudo o que tinha para se tornar franqueada. “Vendemos nosso carro, um terreno que tínhamos, tiramos o ar-condicionado do nosso quarto e televisão da nossa casa, apostamos tudo o que tínhamos na franquia”, diz ela, que é casada com o pai de sua filha, Lucas, de 30 anos, policial militar.
Mas o dinheiro era insuficiente para abrir a franquia. “E passamos a parcelar tudo o que foi possível. A cada móvel que chegava no salão, eu chorava. Meu marido trabalhava na obra e até material nós pegamos na casa da minha mãe, que estava em reforma, quando nossos recursos se findaram, meu cunhado também nos ajudou… Encontramos muitas pessoas boas no nosso caminho”, conta a franqueada.
A inauguração da franquia se deu em outubro de 2023 e a unidade performou muito bem. “Eu estou acostumada com treinamentos e nunca deixei de me atualizar com a L’Oreal, levando aos meus colaboradores as técnicas aprendidas”, informa.
E, em 2025, o Hasegawa Studio de Beleza decidiu abrir sua primeira unidade em São Paulo, própria. Por ter um excelente relacionamento com os franqueadores, Helyezer e Jéssica Hasegawa, a franqueada os acompanhou muitas vezes à obra, à inauguração e no começo da operação. Então, veio a proposta de ela se tornar franqueada na capital paulista. “Eu e meu marido ponderamos e aceitamos a proposta. São Paulo será uma excelente cidade para educarmos nossa filha e queremos viver essa oportunidade”, diz Jéssica, cheia de coragem.
A unidade Castanheira, que é de Jéssica e opera em Belém, vai muito bem – mas a franqueada deseja repassá-la por não estar fisicamente na cidade. “Nossa vida, agora, é em São Paulo”, diz.
Sobre o futuro? “Quando eu deixei a profissão de Bióloga, ouvi pessoas dizendo que eu estava trocando uma graduação para ser cabeleireira. E eu troquei. Agora, ouvi que deixei um salão consolidado para me aventurar em São Paulo. Mas não sou aventureira, sou uma profissional e minha maturidade, apesar da pouca idade, me diz que estou no caminho certo”, finaliza.






