Água Doce faz estudo para preparar reposicionamento da marca, que completa 35 anos em 2025

Brasilidade e proximidade surgiram como fatores centrais no levantamento conduzido pela agência IMMA

Para se ajustar às mudanças de mercado, às expectativas dos consumidores e até mesmo à concorrência, a Água Doce Sabores do Brasil contratou a agência IMMA para efetuar um estudo visando o reposicionamento da marca no mercado de foodservice. O processo foi iniciado em 2022, em que a brasilidade e proximidade surgiram como fatores centrais para o rebranding, e estará completo em março de 2025, data em que a rede de culinária brasileira completa 35 anos de história. Com 80 restaurantes em sete estados brasileiros, a Água Doce foi fundada por Delfino Golfeto. Hoje, é reconhecida pelo cardápio robusto com opções que atendem a todos os gostos, com pratos, petiscos, bebidas, drinques variados e sobremesas. As unidades apresentam um ambiente confortável e aconchegante, para que os consumidores possam aproveitar durante almoço, jantar, happy hour e festas de confraternização.

Considerado crucial para o contexto empresarial, o reposicionamento de marca visa algumas mudanças estratégicas em diferentes aspectos do negócio. Neste sentido, o estudo mostra a importância de focar mais na questão gastronômica, unida ao entretenimento. Também haverá a definição de uma nova persona, que passa de um público mais jovem para um mais maduro, focado principalmente na geração X e nas referências ligadas às décadas de 1980 e 1990.

“Estamos em um processo de transformação, mas é algo que ainda está em curso e que será finalizado no próximo ano. Em março, mês em que completamos 35 anos da nossa trajetória, anunciaremos ao mercado. Quando começamos nossa história, nascemos como um bar temático, sendo reconhecido como uma cachaçaria. Ao longo dos anos, esse conceito sofreu algumas alterações, com a implantação de um restaurante mais amplo, visando proporcionar uma experiência completa ao consumidor. Porém, queremos reforçar a gastronomia brasileira e fatores característicos do nosso País, que são nostálgicos ao nosso público-alvo e suas atuais demandas. Na Água Doce, cada momento se torna uma chance de celebrar a vida com simplicidade e alegria, fazendo com que os pequenos prazeres se tornem grandes memórias”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci.

Pensando nisso, o rebranding traz alguns novos elementos para a rede de franquias em diversas áreas, como a comunicação, no design dos restaurantes e até mesmo nas mídias sociais, que ganharam um papel importante no ambiente digital.

“Ao realizar o estudo, vimos que a intensificação das redes sociais e do uso massivo da internet trouxe uma lenta mudança sociocultural, fazendo com que o público começasse a buscar outros tipos de espaços, mais nichados. Assim, os consumidores acabaram deixando mais de lado a cultura de grandes bares ou mesmo de restaurantes genéricos, ou seja, sem caracterização ou temática, preferindo locais mais personalizados. Além disso, após a pandemia, houve uma mudança de comportamento, fazendo com que os clientes reduzissem significativamente o tempo de permanência em ambientes noturnos, até mesmo em restaurantes, levando ao desuso progressivo de grandes espaços, sobretudo os de gastronomia ampla e tradicional”, analisa Augusto Carminati, diretor da agência IMMA.

Com o tempo, a Água Doce percebeu a necessidade de se reinventar, mudando de modelos que eram bar-casa-show, ou restaurantes tradicionais e genéricos, voltados, em geral, para jovens adultos, para apenas um restaurante voltado para famílias, incluindo a criação de espaços kids. O novo posicionamento trará o conceito de “Casa da Família Brasileira”, com elementos da cultura brasileira que serão explorados no ambiente, nos pratos e na comunicação como um todo.

“Iremos investir em um tom mais amigável, acolhedor e autêntico, refletindo a hospitalidade e a simplicidade do País. Adotaremos uma comunicação próxima, descomplicada e carinhosa, que se assemelha a uma conversa entre amigos, transmitindo cuidado e atenção aos detalhes. Intensificaremos a valorização da brasilidade, com orgulho e leveza, criando uma experiência em que o cliente possa se sentir em casa, graças a um ambiente caloroso e autêntico. Iremos comunicar de maneira eficaz ao mercado e ao nosso público-alvo que a Água Doce se transformou em um moderno restaurante com muita identidade, pronto para oferecer novas histórias e experiências inéditas”, finaliza Julio Bertolucci.