O franchising brasileiro tem observado uma tendência cada vez mais relevante: o investimento compartilhado entre casais, amigos e familiares. A união de diferentes perfis dentro de um negócio tem se mostrado uma estratégia sólida para quem busca empreender com segurança, dividir responsabilidades e aumentar o potencial de retorno. Na franquia Mr. Black Café, marca em expansão nacional, esse movimento vem tendo destaque, especialmente pelo fluxo constante de novos franqueados que chegam.
A unidade de Juazeiro (BA) é um exemplo dessa nova realidade. O empreendedorismo reúne três casais que se uniram para abrir a cafeteria: Rodrigo de Lucena Kreismann e Katharina Camila de Oliveira Kreismann, Livio Moreno de Araújo e Gyovanna Lima Alves, e Arnaldo Jorge Vilela Nascimento e Monique Passos Benito Bomfim. Com formações distintas e experiências variadas, os casais se complementam no dia a dia da operação.
Para o CEO e fundador da Mr. Black Café, Cristian Figueiredo, esse movimento está alinhado a uma mudança no comportamento do investidor brasileiro. “Cada vez mais notamos as pessoas entendendo que empreender em um grupo é uma forma inteligente de diminuir riscos e potencializar ganhos. A Mr. Black recebe muitos investidores que enxergam na sociedade uma estratégia para construir negócios mais fortes e duráveis” afirma.
Por que empreender junto? A força da sociedade
A escolha pela Mr. Black como negócio ideal para abrir em parceria veio de forma natural para o grupo. De acordo com Rodrigo e Katharina, a marca apresentou atributos que rapidamente despertaram interesse no grupo. “A nossa escolha pela franquia foi pela identificação com a proposta da marca e o conceito apresentado. O produto e o posicionamento nos chamaram atenção, e vimos potencial de crescimento na nossa região”, explica Rodrigo.
A decisão de investir em conjunto teve como base a afinidade entre os casais, mas também o entendimento de que somar as competências do grupo é essencial para o sucesso da franqueadora. O grupo de empreendedores é composto por profissionais de formação distintas, desde Engenheiros de Minas até profissionais da área da saúde, que assumiram a frente operacional e são responsáveis pela gerência da loja.
Os sócios destacam que dividir o investimento também facilita o início da operação, diminui a pressão sobre cada indivíduo e amplia o capital para melhorias e estratégias de longo prazo. “É muito mais leve quando você compartilha a responsabilidade financeira com pessoas de confiança. E isso permite investir melhor, com mais visão e planejamento”, complementa Gyovanna.
Cristian ressalta que a Mr. Black acompanha de perto sociedades formadas por famílias e amigos. “Percebemos que ao somar perfis diferentes se cria negócios mais completos. As pessoas se ajudam, formam um equilíbrio e tomam decisões mais maduras”, explica o CEO.
Gestão compartilhada: como dividir responsabilidades e fortalecer a operação
O grupo estruturou suas funções desde o início para garantir clareza e eficiência na gestão. Após uma série de reuniões estratégicas, ficou definido que Katharina ficaria mais à frente do dia a dia, cumprindo o papel de gerente da loja. As decisões estratégicas, no entanto, são tomadas em conjunto pelos seis sócios, sempre com base em consenso.
Os franqueados afirmam que esse modelo traz segurança para a operação. “Ter sócios torna a tomada de decisões mais segura e estruturada. Cada decisão importante é analisada por mais de uma pessoa, com isso, conseguimos avaliar diferentes riscos e cenários”, afirma Rodrigo.
A dinâmica, contudo, exige um alinhamento e constância de conversa ainda maior. O grupo reconhece que o maior desafio é sincronizar expectativas e visões sobre o futuro do negócio. Debates sobre marketing, investimentos, gestão de pessoas e metas demandam maturidade e diálogo, algo que os sócios afirmam ser bem estabelecido entre todos. “Tratamos divergências com diálogo aberto e respeito. Cada um apresenta sua visão e buscam um equilíbrio entre todo mundo”, destacam.
“As melhores decisões vêm justamente da troca entre perspectivas. A franqueadora sempre orienta que os sócios mantenham uma boa comunicação e papéis muito bem definidos, porque isso muda completamente os resultados da unidade”, destaca o CEO.
Desafios de inauguração: construção, prazos e equipes
Assim como toda nova operação, a inauguração exigiu organização intensa. Os sócios relatam que o processo envolveu coordenação das obras, recebimento dos materiais enviados pela franqueadora, treinamentos, ajustes estruturais e a preparação da equipe.
A complexidade de abrir uma cafeteria com padrão de qualidade elevado exige atenção redobrada aos detalhes, desde o maquinário até às normas de operação, passando pela ambientação da loja, um dos diferenciais da Mr. Black.
“Foram semanas intensas, mas a franqueadora nos deu todo o suporte e tornou tudo mais claro. Sabíamos o que precisávamos fazer porque tínhamos o apoio da rede”, destacam os empreendedores.
Visão de futuro e crescimento da unidade
Os sócios têm metas definidas para os próximos anos. O objetivo é manter um crescimento sólido, aumentar o reconhecimento da unidade em Juazeiro e consolidar uma base de clientes fiéis, algo muito valorizado pela rede. Eles acreditam que o trabalho em conjunto é essencial para alcançar novos patamares.
Com uma unidade de 100 m² e localizada na Travessa Pedro Bandeira, 93 – Maringá, em Juazeiro (BA), a unidade tem se tornado uma referência regional em cafés especiais e sobremesas artesanais, dois pilares importantes da Mr. Black.
Para o futuro, não descartam a oportunidade de abrir novas unidades, com vontade de querer construir algo contínuo, sustentável e com crescimento ano após ano.
O CEO reforça que o franchising permite esse tipo de trajetória. “O crescimento orgânico dentro da rede é natural quando a operação é bem conduzida. Muitos franqueados começam com uma unidade e avançam para a multifranquia, isso reforça que grupos como o de Juazeiro podem crescer juntos e de forma positiva para a franquia.”
Sociedade como diferencial: lições, alinhamento e crescimento conjunto
Investir em sociedade tem se mostrado um dos modelos mais sólidos para quem deseja empreender com segurança, e o grupo de Juazeiro reforça isso com sua própria experiência. Alinhar expectativas e responsabilidades desde o início é um dos principais fatores que reduzem conflitos e geram força de negócio a longo prazo. “Nosso principal conselho é garantir que todos estejam totalmente alinhados com as expectativas, responsabilidades e objetivos do negócio. Transparência evita conflitos e fortalece a parceria”, afirmam.
Eles destacam ainda que formalizar acordo por escrito, estabelecer funções e manter uma comunicação clara são práticas indispensáveis para empreender em sociedade. A maturidade nas decisões, o respeito às opiniões divergentes e a capacidade de equilibrar diferentes perspectivas têm sido pontos essenciais para o crescimento da unidade.
Para Cristian, os resultados positivos não são atoa. “Uma sociedade formada por diálogo e clareza tendem a gerar negócios mais completos. Cada sócio tem uma visão, uma experiência e forma de pensar, isso amplia o potencial da operação”, explica.






