Em 1989, Luiz Pedreira foi convidado a fazer um tratamento nos pés com uma calista-pedicura. Mesmo resistente, por conta de preconceitos e por ser diabético, acabou aceitando: sua satisfação foi enorme.
A partir daí, com visão empreendedora, Pedreira decidiu pesquisar sobre a profissão, e encomendou uma pesquisa de mercado. Para a sua surpresa, o resultado apontou que se tratava de um mercado carente de profissionais e que a área precisava ser explorada.
Logo, pegou um avião para a Espanha, onde foi conhecer a profissão de Podólogo. Dessa forma pôde ver que se tratava de uma atividade muito mais complexa, que exigia formação intensa, conhecimentos de Anatomia, além de técnicas de alto nível para a utilização de equipamentos e instrumentos específicos.
Ao retornar, só pensava em formar Podólogos – o que pôde contar com o empreendedorismo do IBRAP, que até hoje fornece grande parte da mão-de-obra especializada às unidades da Rede Spé.
Já com uma primeira loja, incorporou novas técnicas importadas da Espanha e manteve as terapias já existentes, como a Reflexoterapia, com foco nos pontos dos pés.
Depois disso, bastava juntar pessoas de Publicidade para a criação da marca e seu conceito: Spé, o Spa do Pé – que associa a Podologia a um trabalho de relaxamento.
Diante do crescimento – tanto da profissão quanto do negócio – e com o boom do franchising, em 1993 a Rede tornou-se franquia, adotando esta modalidade de negócio para a ampliação da empresa e consolidação da sua marca.
Fonte: Site Spé, o Spa do Pé