O inchaço de empresas nas grandes capitais e o alto nível da concorrência estão modificando a realidade do franchising brasileiro. Ao invés de insistir por espaço em grandes capitais, muitas franquias estão despertando para as oportunidades no interior.
Cresce o número de franquias que estão se mudando das grandes capitais para o pequenos centros. “A população do interior do estado está ganhando força de compra. Temos que colocar a nossa marca onde tem consumo. Se tem uma cidade com força de consumo, a marca tem que estar presente”, afirmou Sylvio Korytowsk, diretor de expansão da Hope, empresa especializada em lingeries.
Cidades do nordeste e interior de Minas Gerais são alguns dos grandes focos de oportunidades escolhidos. A franquia Mr. Mix Milk Shakes, por exemplo, apesar de ter origem em São Paulo, incluiu em seu plano de expansão unidades em Camaçari, Simões Filho, Paulo Afonso, Lauro de Freitas e muitas outras.
Até mesmo cidades com população menor, em torno de 30 mil habitantes, passaram a ser alvo de investidores. Dentre as razões para este plano de expansão estão a melhora na renda das classes C e D e o fato de que muitas marcas já são conhecidas pelos clientes, devido ao marketing nacional das franquias.
Estudando bem o potencial do mercado, é possível ser a principal marca do setor nos municípios com população menor. Isto pode ser uma vantagem ainda maior para novos franqueados, já que as regras de delimitações geográficas, apresentadas pelos franqueadores podem reduzir o número de unidades concorrentes abertas nestas cidades.
Menor concorrência, mais especialização e segmentação, maiores chances de fidelização de público e custos de investimentos reduzidos são as razões que mais atraem novos empreendedores.
Dentre os setores com maior demanda e oportunidades estão: Educação, com a abertura de cursos de capacitação e idiomas, por exemplo, Beleza e acessórios, vestuário e Alimentício.
Confira as vantagens financeiras de abrir franquias no interior
Financeiramente a abertura de franquias no interior é uma excelente oportunidade, pois permite alcançar a economia em diversos aspectos como:
•Capital Inicial menor que em grandes centros
•Redução de despesas com equipamentos, já que a estrutura tende a ser menor para se adaptar à realidade local
•Possibilidade de taxas e impostos mais baratos que nos grandes centros
•Mão de obra mais farta e com custos reduzidos
•Diminuição de valor utilizado com mobiliários e reformas
•Custo de locação de imóveis muito menor que em grandes capitais devido ao preço do metro quadrado e do menor tamanho necessário, quando no caso da abertura de grandes lojas.
Apesar de todas estas vantagens e oportunidades, mesmo que o trabalho com franquias represente menor risco que com a abertura de empresas próprias, a abertura de um negócio no interior também requer planejamento.
Um estudo de mercado incluindo detalhamento do perfil do público-alvo, uma atenção especial a fatores culturais e um planejamento detalhado sobre riscos e oportunidades, precisa ser cumprido.
Seguindo todas estas etapas e regras básicas de planejamento prévio, a tendência de alcançar sucesso com abertura e construção de uma franquia no interior é muito positiva. Pesquise, analise e boa sorte ao empreender!
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!