Nos últimos cinco anos, tem surgido um novo tipo de franqueado que atrai a atenção das franqueadoras por serem verdadeiros craques de gestão. São os chamados super franqueados. E, segundo especialistas, o número deles vem aumentando.
O que é impressionante, se considerarmos que alguns administram mais de 20 unidades de diferentes franquias simultaneamente. E, às vezes, em mais de um estado! E qual seria o perfil desse verdadeiro “colecionador de franquias”?
Existem, a princípio, dois tipos bem definidos: de um lado, há os empreendedores com elevada disponibilidade de capital que já começam se interessando por abrir muitas unidades em curto período.
De outro, estão aqueles que crescem gradativamente. Tendo ingressado no universo das franquias com apenas uma operação, eles ficam atentos a novas oportunidades e começam a crescer.
Em ambos os casos, existe a inquietação saudável, o desejo de não se acomodar. E formam-se as chamadas “redes dentro das redes”. Mas como a administrar tantas lojas ao mesmo tempo?
Antes que você indague se o dia dessas pessoas tem mais de 24 horas (não, não tem), confira algumas dicas desses super franqueados.
Monte uma estrutura
Quem tem várias lojas precisa de uma estrutura de apoio para cuidar das funções administrativa e financeira. isso é fundamental para que a “sub-rede” do franqueado possa se manter organizada e coesa. E principalmente, para que se possa medir resultados.
Invista em pessoas e descentralize processos
Delegar é preciso. Gerentes capacitados são essenciais para tocar uma “rede dentro da rede”. Também não dá para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso a tarefa de visitar unidades deve ser dividida com supervisores.
Outro fator decisivo é a confiança: é preciso buscar as melhores pessoas e se cercar delas. E é importante saber recompensar os membros do time que se destacarem.
Em alguns casos, os gerentes recebem bônus tão significativos que se tornam quase como sócios da “mini rede” de franquias.
Beneficie-se da multiplicidade
Alguns super franqueados só possuem lojas de uma franqueadora, mas outros adotam a estratégia de ser multibandeira, isto é, de ter várias franquias de diferentes ramos. Essa pode ser uma forma inteligente de driblar eventuais crises no setor X ou Y, uma vez que outros setores podem continuar indo bem.
Quem tem várias lojas da mesma franquia, sem diversidade, por outro lado, tem a vantagem de ter uma operação que se repete de forma idêntica em toda a sua rede.
Use a tecnologia
Lojas de mais, tempo de menos. Trânsito, agenda lotada, reuniões presenciais…
Calma. Hoje em dia com câmeras é possível monitorar uma loja até via celular. E outra ferramenta valiosa é o Skype, que permite fazer reuniões a distância com os membros da equipe.
E por que eles são craques em gestão?
Experiência. Muita experiência. Por gerenciar várias unidades ao mesmo tempo, os super franqueados acabam tendo uma vivência muito mais intensa e literalmente multiplicada por “n” vezes a que o administrador de uma única loja tem. Isso faz com que adquiram características interessantes para as franqueadoras.
Para começar, esses empreendedores costumam desenvolver excelentes relacionamentos com fornecedores. Também adquirem uma melhor compreensão do mercado. E se tornam mais ousados, quando a maioria dos franqueados não se arrisca a ter mais lojas, agarrando-se aos ganhos sem querer apostar em novos investimentos. Mas, ao contrário deles, o arrojo dá resultado no caso dos super franqueados pois eles multiplicam seu faturamento.
Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter