Abrir uma franquia traz vantagens e desvantagens como todo comércio. Uma das vantagens é não ter que começar do zero, já que abrir uma loja com uma marca conhecida é mais fácil para conquistar clientes. Apesar da marca ser conhecida, isso não é o suficiente para fazer com que as pessoas entrem no empreendimento para comprar seus produtos e serviços. Uma loja bem montada e equipe capacitada faz com que as vendas aumentem, contou José Carlos Vieira de Oliveira, consultor do SEBRAE.
Antes de escolher a rede de franchising é importante que o empreendedor analise bem a marca. Se ela for conhecida e tiver boa reputação isso auxilia muito o empresário na hora de conquistar sua clientela. Consultores do SEBRAE lembram que o “fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado”.
A vantagem competitiva também é um auxílio, visto que em geral os franqueadores possuem planos de mercado, conhecem os perfis dos clientes e projetos de marketing voltados para enfrentar os concorrentes. Além disso, todo o projeto arquitetônico do empreendimento tem os custos já estipulados pelo franqueador, pois eles já calcularam os custos que as obras terão.
Mesmo não existindo autonomia total, o franqueado é independente financeiramente e jurídica, pois a empresa terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual desta empresa.
Contudo, mesmo com todas estas seguranças ter movimento de clientes em sua franquia não é uma garantia. José Carlos Vieira de Oliveira lembrou que ficar convidando o cliente a entrar, usando as frases “grande promoção”, “liquidação total”, gritar os preços na porta ou ficar panfletando é como se o empreendedor pegasse o cliente e o forçasse a entrar na loja. Isso é errado, porque em vez de atraí-lo acaba afastando-o. “Se você quer atrair o cliente para o seu empreendimento cuide da aparência externa do local. Paredes sempre limpas, letreiros luminosos sempre com as lâmpadas funcionando, calçadas sem buracos e vitrines sempre atraentes. Use banner e faixas para expor as promoções. Com vendedores bem treinados com certeza o cliente vai entrar na loja e a venda acontecerá quase que automaticamente”, alertou Oliveira.
De acordo com José Carlos outro detalhe importante é o momento que o cliente procura seus serviços. É importante ser cortês. Se o cliente foi atraído a conhecer seu serviço deixe que ele se direcione até o balcão de atendimento. Se está em busca de um produto nada de pôr um vendedor vigiando o comprador, pois ninguém gosta de ter alguém no pé na hora da escolha e da compra. “Fique atento ao cliente, se ele fizer sinal de que precisa de ajuda o atendente deve ir até ele falar sobre o produto e informar (se houver) sobre a promoção. Uma forma de chegar no cliente sem assustá-lo é o vendedor chegar nele e dizer que o preço está muito bom”, explicou. Para o consultor o bom atendimento não só faz com que o cliente compre o produto ou serviço como faz com que ele volte. Além de ajudar a manter os clientes já conquistados pela empresa.
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