OdontoCompany prevê inaugurar mais 60 unidades até dezembro

Modelo de negócio é oportunidade de diversificação para investidores que já atuam em outros segmentos, como gestores, advogados, médicos e engenheiros; cerca de 60% das inaugurações em 2025 foram realizadas por novos empreendedores

Felipe Naresi, diretor de expansão da OdontoCompany

Com 1.254 clínicas em operação, a OdontoCompany – rede de franquias de clínicas odontológicas – acaba de fazer um levantamento onde constata que aproximadamente 600 unidades são administradas por multifranqueados. Entre os maiores operadores estão Paulo Zahr, com 22 unidades no interior paulista; Anatair Fernandes de Freitas Junior com 16 unidades na região de Goiás; e Giselle Youssef, com 11 operações na Grande São Paulo e litoral.

“Muitos investidores que já atuam em outros segmentos encontram na OdontoCompany uma oportunidade de diversificação com segurança e alto potencial, tornando assim multifranqueados”, afirma Felipe Naresi, diretor de expansão da rede. Cerca de 60% das inaugurações em 2025 foram realizadas por novos empreendedores — incluindo gestores, advogados, médicos e engenheiros — interessados no modelo de negócios.

Entre eles está o engenheiro André Luiz Bessa, que administra três unidades em Santa Catarina e alcançou faturamento anual de sete dígitos, além de ampliar significativamente sua capacidade de atendimento. Casos como o de Bessa reforçam que a OdontoCompany não é exclusiva para dentistas. “Nosso modelo de negócio é robusto, com alto reconhecimento de marca e retorno comprovado. O franqueado não precisa ser da área odontológica, mas sim um bom gestor e empreendedor”, conclui Naresi.

Dentro deste cenário, a empresa pretende ampliar presença no país e tem no Sudeste o centro de seu crescimento. De todas as unidades inauguradas até agora em 2025, 80% estão concentradas na região, com destaque para Minas Gerais, que responde por 26,7% das novas operações, e São Paulo, responsável por 33%. A rede prevê inaugurar 60 novas unidades até dezembro, consolidando ainda mais sua liderança no setor.

Segundo Naresi, o desempenho do Sudeste reflete um histórico de representatividade e um planejamento estratégico baseado em inteligência geográfica e análise de dados. “Queremos unidades em cidades com alto potencial, onde conseguimos oferecer atendimento odontológico acessível e de qualidade para a população local”, afirma.

O executivo ressalta que todas as clínicas abertas neste ano já operam dentro das expectativas de performance. “Essa concentração no Sudeste não é por acaso. Nossos estudos indicam que a região apresenta enorme potencial de mercado e retorno rápido sobre o investimento”, reforça Naresi. Do total de áreas potenciais que a empresa mapeou para instalação de unidades no Brasil, 297 estão localizadas no Sudeste.

Embora a prioridade de 2025 seja o Sudeste, a rede também mantém no radar oportunidades no Nordeste, em cidades como Recife, Salvador, São Luís, Campina Grande, Aracaju, Rio Grande do Norte, onde há 154 áreas potenciais de instalação para novas unidades, e no Centro-Oeste.

“O Nordeste é uma das nossas grandes prioridades para 2025 e 2026, assim como o Sudeste. Estamos revendo nosso plano para reforçar a atuação em cidades-chave, onde sabemos que há espaço para crescer de forma sustentável”, afirma Naresi.

A expansão, segundo Naresi, não se limita ao número de novas clínicas, mas à escolha de territórios estratégicos. “Nosso objetivo é garantir que cada unidade ofereça um serviço de excelência e gere impacto positivo na comunidade local. Isso exige planejamento, avaliação de demanda real e foco na qualidade do atendimento”, explica.

Investir em uma franquia odontológica é uma excelente alternativa para quem busca entrar no mercado odontológico com menor risco. Alguns dos principais pontos fortes incluem: modelo de negócio testado e comprovado, reconhecimento de marca, suporte e treinamento contínuos em todas as etapas da operação e acesso a tecnologias avançadas que otimizam o atendimento e aumentam a eficiência. Segundo a Research And Markets, o mercado odontológico no Brasil tem projeções de crescimento de 13% ao ano até 2030.

A OdontoCompany nasceu com o objetivo de multiplicar o sorriso dos brasileiros ao oferecer tratamento odontológico de qualidade e acessível às pessoas. Desde o início da história em 1990, são pioneiros em falar sobre a importância da prevenção e da necessidade do cuidado com a saúde bucal, além de oferecer diversos procedimentos avançados nas áreas de Ortodontia, Dentística, Estética, Endodontia e Implantodontia. Hoje, oferece mais de 50 tratamentos e mais de 25 milhões de clientes atendidos no país.