Startups apostam no franchising para otimizar a escalabilidade do negócio

Mercado de franquias cresce mais de 13% em 2024; Diretor de franquias da Airlocker compartilha dicas para transformar seu negócio em franquia e surfar nesta área promissora

imagem Rute Arcari

O Brasil conta com mais de 18 mil startups em operação, de acordo com o levantamento do Sebrae Startups divulgado em maio deste ano. Para esses negócios, o cenário é favorável, especialmente com modelos como o franchising. Em 2024, o mercado de franquias brasileiro superou as expectativas, com um crescimento de 13,5%, alcançando R$ 273,083 bilhões em faturamento. Esses dados explicam o crescente interesse dos donos de startups em expandir seus negócios por meio de franquias.

Fábio Xavier, diretor de franquias da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes, conta que franquear um negócio é uma maneira eficaz de expandir as operações. “O modelo de franquia complementa a agilidade e flexibilidade das startups, permitindo a expansão com maior estrutura e menor risco, sem perder a identidade”, afirma.

Para uma startup se tornar uma franquia de sucesso, há alguns passos e dicas essenciais a serem seguidos. Segundo Xavier, a transição exige planejamento estratégico, adaptação do modelo de negócio e muita atenção a detalhes operacionais, pensando nisso, ele preparou uma lista para quem está interessado em alcançar novos patamares por meio do franchising, confira:

1. Antes de tudo, valide o seu negócio

“Para tornar-se franquia, é necessário que seu modelo já tenha sido testado e esteja validado. Logo, sua empresa precisa ter um produto ou serviço comprovadamente funcional, com aceitação no mercado e resultados financeiros consistentes”, explica o diretor de franquias.

2. Avalie o mercado

O primeiro passo é entender o mercado e avaliar se o seu modelo de negócios é realmente escalável, ou seja, se pode ser replicado com sucesso por outros franqueados. “Além disso, é essencial garantir que a demanda pelo produto ou serviço seja sólida o suficiente para sustentar a abertura de novas unidades”, conta.

3. Define o perfil dos seus parceiros

Os franqueados devem estar alinhados com a empresa, especialmente no que diz respeito ao produto ou serviço oferecido. Por isso, é fundamental definir as habilidades necessárias para administrar o negócio, incluindo tanto soft skills quanto hard skills. “Ao traçar o perfil do franqueado ideal, lembre-se de que ele deve ser capaz de sustentar o negócio nos primeiros meses já que o retorno financeiro pode não chegar no primeiro momento, algo comum em muitos negócios em estágio inicial”, afirma o executivo.

4. Atenção à estrutura financeira

Atuar como franquia exige uma operação financeira robusta, logo, é necessário estabelecer de imediato os valores de taxa de franquia, os royalties, as taxas de publicidade e quaisquer outros custos que o franqueado precisará arcar”, esclarece.

5. Prepare-se para a expansão

Ao se tornar uma franquia, a empresa deve estar pronta para um crescimento de forma acelerada. Isso significa garantir que a infraestrutura suporte essa expansão sem comprometer a qualidade. Além disso, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios que surgem nesse processo. “Como dono de um negócio, é necessário desenvolver a habilidade de antecipar-se a possíveis obstáculos e resolver problemas rapidamente”, aconselha Xavier.