Suporte faz franquias aumentarem vendas e faturamento

Qualquer pessoa que quer investir em franquias busca pela segurança e know-how que elas oferecem. O suporte fornecido aos novos empreendedores ajuda gerir a unidade da forma correta

As franquias são muito procuradas por serem modelos de negócio que já foram validados e testados. Investidores buscam esse tipo de empreendimento por ter menor risco de falir, por exemplo. Isso ficou comprovado em uma pesquisa feita pelo Sebrae: a taxa de fechamento de franquias com até dois anos por falência é de 3%, enquanto empresas convencionais possuem taxa de 23%.

Muitas pessoas entram para o franchising sendo iniciantes no empreendedorismo, por isso é tão importante que as franquias invistam em suporte para os franqueados, tirando todas as dúvidas e ajudando esses empreendedores a tocar o negócio. “O suporte ao franqueado é essencial, pois envolve o compartilhamento de know-how e a orientação sobre como implementar estratégias adaptadas à região de operação,” explica Tony Cozendey, diretor-executivo do Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do setor óptico.

Presar por um bom suporte garante a padronização e a qualidade do serviço ou produto oferecido. Além disso, contribui também com a expansão da franquia, pois gera uma boa reputação nos franqueados, que acabam fazendo um marketing positivo da marca. Vale destacar que o suporte não deve ser oferecido apenas no início da implantação, mas também deve ser disponibilizado ao longo de todo o empreendimento, principalmente nos momentos em que o franqueado estiver passando por dificuldades na gestão.

Suporte pré-operacional

A primeira pergunta que muitos franqueados fazem no momento pré-operacional é referente à escolha do ponto. Isso porque escolher um ponto ruim pode ser prejudicial para as vendas e afetar todo o faturamento da nova unidade. A movimentação do local e a possibilidade de estar próximo dos concorrentes são fatores que devem ser analisados. “O fluxo de pessoas é fundamental para nossas unidades. Assim como em outros setores do varejo, é relevante estarmos ‘próximos’ dos nossos concorrentes, pois isso pode atrair mais clientes e aumentar a visibilidade de nossas lojas”, conta Tony.

A franqueadora deve dar orientações e sugestões para que o franqueado escolha a melhor localidade para o seu negócio, utilizando a tecnologia para ajudar a escolher o ponto da unidade. No IVS são utilizados softwares de geolocalização que realizam uma análise detalhada a fim de encontrar a melhor região para a implantação. “Após essa análise, indicamos as regiões ao franqueado para uma avaliação presencial dos locais em potencial. Levamos em consideração diversos fatores, como a circulação de pedestres, a presença de clínicas oftalmológicas, lojas do mesmo segmento, entre outros”, detalha o diretor.

Treinamento

Essa etapa é fundamental para fazer com que o franqueado esteja preparado para conduzir o negócio. No Instituto Visão Solidária, são oferecidos treinamento presencial, onde os franqueados aprendem sobre a rotina da loja, gestão de negócios e estratégias de marketing.

O franqueado também recebe orientações para contratar colaboradores que devem estar alinhados com a cultura da marca. “Durante o processo de implementação, a contratação é acompanhada por nossos consultores para garantir a escolha mais assertiva possível. Nosso objetivo é sempre buscar um perfil de colaborador(a) que esteja alinhado com nossa cultura e conceito”, explica o empresário.

Suporte Operacional

Mesmo depois da inauguração, é necessário que a franqueadora continue acompanhando o funcionamento da unidade, pois a parte operacional é uma das mais significativas de um negócio. Tony explica que isso é importante para manter os padrões da franquia. “Além do acompanhamento remoto constante, realizamos visitas periódicas aos franqueados para garantir que as unidades estejam alinhadas com nossa cultura e modelo de negócio. Dessa forma, asseguramos a manutenção dos padrões e a proximidade necessária para o sucesso das operações.”

O marketing e a publicidade são fatores fundamentais para a divulgação de qualquer negócio. O IVS não oferece apenas campanhas a nível nacional, mas também buscam estar alinhados com os franqueados para desenvolver campanhas que performem bem na região, pensando nas necessidades de cada colaborador.

Dicas para ter um bom suporte

Para que o suporte dê resultados positivos, é preciso pensar em primeiro lugar nos franqueados e descobrir suas dores e dificuldades. Uma forma de fazer isso é ouvir feedbacks dos colaboradores, estratégia muito usada pela rede de franquias, que utiliza essa técnica para garantir o sucesso de cada unidade.

Contratar um consultor para acompanhar os colaboradores no dia a dia é indispensável para tirar todas as dúvidas e fazer com que a marca se fortaleça. O IVS conta com consultores regionais que mantém contato contínuo com os franqueados e gestores, esclarecendo seus questionamentos.

A franquia também conta com um FAQ (Frequently Asked Questions) ou “Perguntas Frequentes”, que ajuda principalmente os franqueados que começaram a atuar no ramo há pouco tempo. As principais dúvidas reunidas em um só lugar facilita a vida dos empreendedores e previne que canais de atendimento fiquem sobrecarregados.

“O feedback dos nossos franqueados é fundamental, pois permite que eles compartilhem peculiaridades e características da região. Com essas informações, podemos oferecer uma orientação mais precisa e eficaz”, finaliza Tony.