Fabio Carli Savionek, de 41 anos, era um prestador de serviços da franquia Mercadão dos Óculos. Por dez anos, ele recrutou e selecionou pessoas para trabalharem nas lojas da rede. Porém, a partir de 2020, em plena pandemia, Savionek se tornou franqueado.
E não parou por aí. Quatro anos depois, virou multifranqueado, hoje com quatro unidades do Mercadão dos Óculos. “O sucesso de uma franquia puxou a aquisição de outra”, diz.
Busca por oportunidades
Fábio nasceu em Vacaria (RS), onde ficou até terminar o segundo grau escolar. Aos 18 anos, se mudou para Florianópolis (SC) em busca de estudos e oportunidades profissionais. Começou a carreira na área de logística. Formou-se em Administração de Empresas e fez um MBA em Gestão de Pessoas.
Dez anos depois do primeiro emprego, Savionek voltou para Vacaria e em sociedade com sua esposa Gislainy Michely Comelli, abriu uma empresa de recrutamento de pessoas especializada em óticas. Durante esse período, foi contratado pelo Mercadão dos Óculos para prestar serviços de recrutamento e seleção de pessoas.
O sucesso no desempenho desses serviços levou a um convite da franqueadora para investir em uma unidade. “Como estávamos trabalhando para a rede, já conhecíamos a marca, ficamos felizes quando recebemos o convite”, comenta.
Multifranqueado de sucesso
A primeira unidade foi inaugurada em outubro de 2020, em Vacaria mesmo. Desde a abertura, a loja está na lista das 15 com maior faturamento de toda rede. Em julho do ano seguinte, Savionek inaugurou a segunda unidade, em Bom Jesus (RS), cidade de aproximadamente 12 mil habitantes.
No início de 2022 veio a terceira loja, em São Francisco de Paula (RS). Não parou por aí: em março deste ano inaugurou em Sananduva (RS).
“Estou extremamente feliz com as franquias. Para este ano, projetamos estruturar mais as equipes para termos um atendimento especial”, diz o multifranqueado. “O Mercadão dos Óculos é incrível, e o franqueado que está no dia a dia e adota o que chamamos de ‘jeito Mercadão’, tem tudo para dar certo”, conclui.
Modelos de negócios
De acordo com Gustavo Freitas, CEO da franquia Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.
Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.
Tecnologia e inovação
Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se subadquirente. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Prêmios e certificações
Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.