A The Best Açaí cresceu 163% de 2021 para 2022 e o que era projeção para 2023 se tornou realidade na metade do ano. A rede de franquias de açaí e sorvete no modelo self-service chegou as 300 lojas vendidas e pretende superar em 160% o número, com 500 unidades pelo Brasil. O bom cenário de expansão também é acompanhado do número de vendas que bateu recorde de 2,6 milhões em apenas um dia considerando as unidades já em operação que são 270 atualmente. Para este ano a rede pretende chegar em 350 milhões de faturamento.
O Paraná permanece com o maior número de lojas, berço da marca que continua com o escritório corporativo e a indústria em Londrina. Municípios da região sul ainda registram fila de espera para abertura das unidades revela o CEO da rede, Sérgio Kendy. “Curitiba, por exemplo, tem 25 interessados na fila de espera para a abertura. Isso acontece porque nós respeitamos a ordem de interesse, oferecemos suporte desde a procura do ponto e respeitamos o raio de atuação do franqueado. Crescer é importante, mas é preciso planejamento e que seja algo sustentável, tanto da nossa parte, quanto de quem investe na marca”, pondera.
Minas Gerais está no topo das estratégias de expansão. “Está entre os maiores estados do país, tem clima bom e cidades com muito potencial de crescimento. Além disso, até 2024 pretendemos atingir todo o território nacional”, revela Kendy. Para que isso aconteça 15 milhões estão sendo injetados na ampliação da Amadelli, indústria do Grupo The Best, que terá capacidade produtiva para atender 600 franquias. Nos primeiros seis meses do ano a unidade fabril produziu e distribuiu 2.816.809 mil kg dos 12 sabores de açaí e 24 de sorvete.
A The Best Açaí já opera nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e para ampliação avalia o investimento em um novo centro de distribuição que deve estar localizado na região central do país. “Dessa forma a nossa logística, que também é própria, consegue atender as novas lojas. Os pedidos são realizados via sistema e nossa frota faz as entregas para cada franqueado”, diz o CEO.
Franquia fatura 300 mil em um mês com margem média de lucro de 20%
Uma das unidades de franquia do Mato Grosso do Sul atingiu o recorde de faturamento da rede com R$ 300 mil reais. De acordo com Sérgio Kendy isso se deve a experiência que a rede proporciona em qualidade de produtos e experiência em loja, mas também ao envolvimento dos franqueados com a operação. “Além desse exemplo, inúmeras outras unidades ficaram próximas ao número, em julho. Temos um encontro semanal com toda a rede de franqueados no qual mostramos o ranking de performance das unidades. O objetivo é sempre elevar os resultados com exemplos reais. Essa troca tem sido muito importante, falamos sobre estratégias que são efetivas e agora contamos também com uma equipe focada para auxiliar nessa performance”, diz o CEO, Sérgio Kendy. Ele ainda revela, “temos franqueados que com um ano e meio de operação já compraram sete unidades”.
Nos primeiros seis meses do ano uma das franquias, no Paraná, bateu recorde de faturamento da unidade, com R$ 1 milhão e 400 mil reais. “Esses números proporcionam um alto índice de satisfação da nossa rede. Não é à toa as filas de espera que temos e o número de clientes que recebemos diariamente, em média 45 mil. No último treinamento de franqueados muitos dos participantes estavam mudando de cidade com a família para operar a franquia. De fato, a The Best Açaí fornece o sustento de muitas delas e isso é muito gratificante para nós”, finaliza Kendy.