Com uma mistura inusitada das influências das culinárias oriental e nordestina, a rede baiana Oriente Fast, criada há mais de 10 anos, encontra-se em franco processo de expansão com o anúncio recente dos seus modelos de franquia para todo o Brasil. Dentre as delícias únicas criadas pela fusão das diferentes gastronomias está o prato acarajé japonês, que faz alusão ao famoso bolinho de feijão baiano.
A Oriente Fast trabalha com três modelos de negócio: Loja de rua, Shopping ou Delivery, com investimento de R$ 200 mil a R$ 450 mil. A projeção é fechar 2023 com 30 franquias vendidas. “Queremos chegar a 100 unidades franqueadas. Essa primeira tração sempre é mais difícil, mas após passarmos as 30 acreditamos que será mais rápido”, afirma Valdir Teixeira Neto, diretor da Faz Futuro.
O modelo de franquia Loja de Rua conta também com um serviço de atendimento híbrido, personalizado e digital. Podendo o cliente escolher entre fazer os pedidos para o garçom ou diretamente através de um tablet, por onde ele consegue explorar uma seleção de drinks especiais e aproveitar o serviço de rodízio e a la carte que o restaurante oferece.
Outro importante diferencial da rede Oriente Fast, é a diversidade de seu cardápio, que conta com mais de 100 opções de pratos. Oferecendo desde pratos mais tradicionais da Culinária Oriental às novas tendências. Passando ainda por criações inéditas, como o acarajé japonês e a pizza japonesa, ambas utilizando o salmão e o gohan como base.
Com mais de 15 anos de atuação no setor alimentício, o fundador Roberto Simon possui raízes na gastronomia nordestina, mas sua afeição pela culinária Oriental o levou a criar o Oriente Fast, elevando as culinárias chinesa e japonesa em um mesmo patamar de qualidade e com um melhor custo x benefício. “Nós crescemos nos adaptando às tendências do mercado, seja com novos produtos, novas tecnologias ou embalagens. Agora apresentamos um novo modelo de negócio ao mercado alimentício”, anuncia.
Simon não abre o faturamento, mas diz que cada restaurante recebe em torno de 4,5 mil clientes por mês, com tíquete médio de R$ 50 (shopping center) ou R$ 140 (loja de rua). Atualmente, o delivery corresponde a 40% do faturamento, e a rede prevê crescer 10% em receita neste ano. A margem de lucro do negócio varia entre 10% e 20% e prazo de retorno mínimo de 18 meses, dependendo da atuação do franqueado. A rede Oriente Fast conta com 04 lojas próprias em Salvador e 01 em Fortaleza.
Modelos de Negócio:
– Loja de Shopping: Funciona principalmente com o sistema de buffet a kilo, mas conta também com opções a la carte. Contando com uma grande rotatividade, já que os Shoppings trazem um público cativo às suas praças de alimentação.
– Delivery: Um modelo com menor necessidade de investimento, podendo também funcionar com cozinhas “dark kitchens”. O ponto é escolhido estrategicamente junto ao franqueado, e o sistema utilizado integra as principais plataformas de entrega, além de um site exclusivo para pedidos.
– Loja de Rua: Este modelo reúne o atendimento presencial a la carte, o rodízio e o delivery em um mesmo modelo de negócio. É o mais completo e ideal para o empreendedor mais arrojado.