A Água Doce Sabores do Brasil busca investir na modernização dos equipamentos para ter uma cozinha 4.0 em suas operações. O objetivo da rede, que conta com 80 restaurantes, é otimizar e melhorar a eficiência das operações, contribuindo com melhor gestão de tempo e técnicas diferenciadas de preparo, além de aprimorar a manipulação e qualidade dos alimentos. Somente em 2022, a marca investiu cerca de R$ 5 milhões na atualização dos maquinários. Neste ano, o próximo passo da franquia fundada em 1990 é apostar em uma das tendências do setor Food Service: o ultracongelamento de alimentos.
Ao contrário do que era no passado, atualmente o congelamento de alimentos é sinônimo de redução de custos e aumento de produtividade. Pensando nisso, a empresa buscou por maquinários que pudessem atender a demanda das cozinhas da rede, sem deixar de lado a qualidade dos produtos congelados e garantir a textura de cada insumo depois de pronto. Aliado ao novo equipamento, a Água Doce inclui fornos combinados, micro-ondas, fritadeiras, seladoras a vácuo e liquidificadores para compor uma cozinha mais tecnológica e inteligente. O intuito da empresa é disponibilizar alternativas para otimizar processos, reduzir custos dos franqueados, diminuindo o desperdício de alimentos e tempo durante o preparo dos alimentos, além de aprimorar a padronização dos pratos e porções servidos nos restaurantes da marca, permitindo agilidade e melhorias tanto no atendimento quanto na qualidade do serviço prestado.
Os ultracongeladores, o mais recente equipamento testado pela marca, servem para reduzir rapidamente a temperatura dos alimentos, mantendo todas as características sensoriais, tais como: propriedades nutricionais, texturas do alimento e, ao mesmo, tempo trabalhando na diminuição de proliferação bacteriana ou qualquer fator que comprometa a qualidade do produto. O maquinário também permite congelar alimentos pré-assados quentes, diminuindo a temperatura com mais velocidade, sem perder a consistência, além de exigir um gasto energético menor dos equipamentos de frio, como as tradicionais câmaras fria.
“Entendemos que mais do que ter sabor no que é servido ao cliente, é necessário ter uma cozinha inteligente, que saiba administrar o tempo durante o pré-preparo, preparo e no momento de enviar o prato à mesa do consumidor. Diante disso, sempre buscamos estudar as tendências do setor de alimentação fora do lar e aplicar as tecnologias em nossas operações. Dessa forma, somos precursores em várias estratégicas do segmento, saindo na frente em termos de novidades de produtos, equipamentos e serviços. O Food Service está em constante mudança e é primordial estar atento a este movimento”, revela Julio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce.
Há 33 anos no mercado, a rede foi precursora na implantação de uma plataforma exclusiva de delivery, que permitiu durante a pandemia atender com eficiência os consumidores. Adiantando tendências, a marca também implantou os cardápios virtuais, com QR Code, criou as entregas de bebidas em domicílio e lançou, recentemente, um novo modelo de negócio exclusivo ao delivery. Somando todas as estratégias, a Água Doce teve um crescimento de 41% em 2022. Já pensando nas entregas em casa, a rede obteve uma alta de 114% no número de pedidos, em relação a 2021.
“O investimento em equipamentos modernos e outras inovações nos permite ter ganhos significativos de eficiência, agilidade e qualidade no preparo dos pratos e entrega aos clientes. Prezamos por uma gestão facilitada, dessa forma quem busca investir em nosso negócio encontra uma cozinha planejada e indicação dos melhores maquinários do mercado. Com isso, a expansão da Água Doce é constante, nosso objetivo é abrir 10 novas operações até o final deste ano”, finaliza Bertolucci.