Nos últimos anos, as pizzarias express têm se tornado cada vez mais populares, especialmente com o crescimento do delivery. Com a pandemia de Covid-19, esse modelo de negócio se tornou ainda mais relevante, já que muitos consumidores passaram a optar por pedir comida para entrega, em vez de ir a restaurantes. De acordo com um relatório divulgado em agosto de 2021 pela empresa de consultoria Kantar, o mercado de delivery de alimentos cresceu 65% no Brasil durante o primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse aumento no mercado de entrega de alimentos tem motivado muitos restaurantes e empresas a aderirem a redes de delivery e a investirem em estratégias de marketing e tecnologia para melhorar suas operações de entrega e alcançar mais clientes. A exemplo disso está a rede de Pizzarias Delivery Di Nápoli , que nasceu em 2007, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, e reflete bem esse número. Com 20 unidades, a rede quer dobrar de tamanho até o final de 2023.
O futuro das pizzarias express parece estar cada vez mais ligado às novas tecnologias, com a automação se tornando uma grande tendência. Além da praticidade e sua grande popularidade em todo o mundo, outro fator importante para o crescimento das redes de pizzarias express é a tecnologia. “Com o avanço das plataformas de delivery, tornou-se mais fácil para as pizzarias alcançarem novos clientes e aumentarem o seu alcance geográfico. Além disso, muitas pizzarias têm investido em tecnologias para melhorar a qualidade da pizza, com o uso de fornos especiais. na produção até a entrega, garantindo uma experiência mais satisfatória para o cliente” comenta Ricardo Rodo, sócio-diretor da rede.
Outra tendência é a personalização dos pedidos, que permite com que os clientes criem suas próprias pizzas escolhendo os ingredientes e coberturas. Isso pode ser feito por meio de aplicativos de celular ou kiosks interativos nas próprias lojas. A rede oferece mais de 100 sabores em seu cardápio, entre pizzas e calzones, e pode ser uma opção atraente para quem gosta de experimentar novas combinações de ingredientes, a exemplo das opções coração de galinha e picanha, disponíveis nos tamanhos broto, média, grande, família e gigante. “Vendemos cerca de 790 mil pizzas ao ano, e devemos isso à diversidade do nosso cardápio, que é adaptado de acordo com a região em que a unidade está inserida” explica o sócio-diretor.
Além disso, a sustentabilidade é outro aspecto que tem se tornado cada vez mais importante para as empresas de alimentos. As pizzarias express estão buscando reduzir o impacto ambiental de suas operações, por exemplo, usando fornos a gás portanto eliminando a queima da madeira queimada e co2 emitido na atmosfera, como nos tradicionais fornos a lenha. “Contamos com outras ações sustentáveis como a eliminação de sacolas plásticas para bebidas com pegadores de plástico reciclado, utilização de dosadores de produtos de limpeza para diminuir o uso bem como o uso de cardápios e ações digitais diminuindo o uso de papel” destaca Ricardo Rodo.
Em resumo, as pizzarias express estão se adaptando às novas tecnologias e à demanda dos consumidores por conveniência e sustentabilidade. O futuro parece promissor para esse modelo de negócio, com a possibilidade de implementação de soluções cada vez mais inovadoras e eficientes.