Franquias apostam em expansão fora do eixo Rio-São Paulo

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostraram que, no final de 2022, Manaus liderou o ranking com a maior crescimento (35,1%), seguida de Cuiabá, com variação de 31,7%, e Belo Horizonte, com 30,9%

No terceiro trimestre de 2022, o faturamento das redes de franquias brasileiras bateu 56 bilhões de reais, alta de 18,7% sobre o mesmo período do ano anterior. Ao analisarmos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) — do ranking das 30 maiores cidades de crescimento do franchising – houve um crescimento das operações de franquias nas cidades do interior ou naquelas que não são capitais. Boa notícia para quem pensa em abrir uma franquia em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Das 30 cidades do ranking da ABF, 12 não são capitais. A variação do número de unidades entre esses 12 municípios ficou em 21,1%, entre as 18 capitais o índice foi de 17,6%. Entre os destaques de crescimento, estão: Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Campo Grande, Brasília, Belém, Recife, entre outras cidades. Franqueadores e franqueados, que têm unidades em algumas dessas capitais, comentam sobre esse crescimento.

“Seja pela especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas, os brasileiros buscaram durante a pandemia – e continuam buscando – oportunidades em cidades menores. Nós acompanhamos esse movimento e criamos modelos de franquias de acordo com o número de habitantes das cidades. A YES! nasceu no Rio de Janeiro, mas já expandimos para várias cidades brasileiras, inclusive para Manaus. Com um modelo de negócio, produto ou serviço formatado e testado, as franquias são uma ótima opção para quem deseja empreender, ainda mais se for o primeiro negócio. Por esses números positivos fora do eixo Rio- São Paulo, podemos destacar a importância do franchising também na geração de empregos nessas cidades”, comenta Clodoaldo Nascimento, presidente e CEO da YES! Idiomas.

Iran Barreiros, franqueado YES! Idiomas em Manaus, destaca que o Polo Industrial da cidade (PIM), onde centenas de indústrias de eletroeletrônicos estão instalados, demanda os mais diversos serviços, seja de insumos ou de qualificação de mão-de-obra. Para ele, essa demanda crescente atrai e estimula a abertura de franquias. Isso porque, de acordo com o franqueado, as franquias possuem uma estrutura de orientação administrativa, treinamento e de marketing que garante a qualificação dos serviços prestados pelos franqueados. “No nosso segmento de ensino de idiomas, buscamos aprimorar e nos qualificar cada vez mais para prestar um serviço de excelência aos nossos alunos. A YES! Idiomas neste ano completou 50 anos e possui todo know-how no ensino de idiomas oferecendo um preço justo e serviços de qualidade que nos mantêm competitivos no mercado”, afirmou Iran.

Outra marca que tem presença crescente fora do eixo Rio-São Paulo é a American Cookies, franquia dos tradicionais cookies americanos que nasceu na capital do Brasil e hoje conta com mais de 50 lojas espalhadas por 10 estados brasileiros, incluindo Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina. Um dos diferenciais da rede perante os outros players é a qualidade dos insumos utilizados na receita exclusiva da marca. Recentemente, a marca lançou o modelo container, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil. O formato foi desenvolvido para oferecer versatilidade e potencializar a interiorização da marca.

“O modelo compacto foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato – contêiner, tem uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local, e ainda oferece flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.

O Distrito Federal, mais especificamente Brasília, também está na lista de cidades onde o franchising cresceu (22,4% de variação). Além da rede American Cookies, que conta hoje com 20 lojas espalhadas pela capital lá também é a terra natal da rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico (os frutos utilizados pela rede são colhidos na Fazenda Açaí Amazonas, no Pará), já conta com 15 unidades (12 em operação e 3 sendo implementadas) espalhadas pelo Distrito Federal. A franquia oferece o modelo contêiner, com investimento inicial de R$ 150 mil, que é uma opção versátil para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido.

“Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Conseguimos fechar o ano de 2022 com 15 lojas inauguradas na capital, 12 já em funcionamento, e vamos iniciar agora, em 2023, nossa expansão em outras regiões do Brasil, também incluindo cidades fora do eixo Rio-São Paulo”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da rede Açaí Puríssimo.