A expansão das franquias, em número de unidades, avança pela região Sudeste tendo como destaque as regiões metropolitanas e o interior. É o que apontam os dados do ranking das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A cidade do Sudeste mais bem colocada no ranking das 30 Maiores Cidades da ABF é Belo Horizonte, capital mineira. De acordo com o levantamento, o município registrou uma expansão de 30,9% no número de unidades franqueadas, ficando na terceira colocação.
No grupo das dez cidades que tiveram o melhor desempenho no franchising, além de Belo Horizonte, mais três são do Sudeste: São José do Rio Preto (4º colocado), Santo André (5º colocado) e Jundiaí (10º colocado), todas no estado de São Paulo.
Além das cidades citadas acima, mais 10 municípios do Sudeste estão no ranking das 30 Maiores Cidades da ABF, como: São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Niterói/RJ, Guarulhos/SP, São Bernardo do Campo/SP, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Uberlândia/MG, Campinas/SP, Sorocaba/SP.
Franchising nacional em alta
Demonstrando a sua força e maturidade, o setor de franchising brasileiro tem entrado em ritmo de grande aumento. Segundo dados da ABF, o segmento de franquias no Brasil registrou um crescimento de 18,7% no terceiro trimestre de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021.
O faturamento do setor passou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões durante o período. Se for colocado na comparação os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%.
Expansão pelo Sudeste
Com o franchising aquecido e a região Sudeste com muitas cidades em alta no número de unidades, a rede Ótica Center – franquia especializada no setor óptico – enxerga a região com bons olhos para a expansão da marca. O local conta com alto potencial para o crescimento da franquia, isso porque a localidade possui grandes cidades e centros comerciais que ainda não foram explorados pela marca.
“Além de procuramos por grandes centros comerciais, também visamos cidades a partir de 150 mil habitantes, que são classificadas com alto potencial para nossas franquias”, comenta o diretor de expansão da rede, Laerte Yoshio.
Atualmente, a rede conta com 13 unidades inauguradas na região Sudeste, sendo uma em Campinas, uma no Guarujá, uma em São Vicente, duas em São Paulo, três em Santo André, uma em São Bernardo, uma em Diadema, uma em Itapevi, uma em Osasco e uma em Suzano, todas elas no estado de São Paulo.
Interior ganha destaque
Além do Sudeste, as cidades do interior também ganharam forças. No ranking das 30 Maiores Cidades da ABF que cresceram no número de unidades, 12 estão localizadas no interior dos seus estados.
“As cidades interioranas do Brasil têm grande ‘sede’ de consumo e potencial para investir. Uma vez que muitas marcas não priorizam expandir nessas localidades. Entendemos que esses mercados possuem espaço e público para nossas lojas”, explica Laerte.
O diretor de expansão da Ótica Center ainda ressalta que os empreendedores locais podem explorar suas regiões com maior conhecimento cultural, com isso, favorece o crescimento mais acelerado do negócio.
Próximas regiões
Apesar da região Sudeste ter ótimos resultados no franchising, a Ótica Center já está observando outros locais que estão com o setor aquecido, que é o caso do Nordeste.
“Mesmo tendo o Sudeste e o Nordeste como possíveis destinos, a nossa expansão está aberta para todo Brasil. Não estamos descartando nenhuma cidade com corte de 150 mil habitantes para cima, pelo fato de a maioria de nossas lojas atuais estarem concentradas na capital de São Paulo e no ABC Paulista”, salienta Yoshio.
Expectativas para 2023
A marca do setor óptico está com as expectativas altas para 2023 e a previsão é de inaugurar mais duas lojas na região Sudeste no começo deste ano, sendo uma em Belo Horizonte/MG e a outra em Carapicuíba/SP.
“A nossa pretensão é de conquistar mais dez cidades no Sudeste do país neste ano, preenchendo mais os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, finaliza Laerte.